Seminário NÃO VAIS ESTAR SOZINHO supera expectativas

  • 12-06-2019

 

Na sua segunda edição, o Seminário NÃO VAIS ESTAR SOZINHO voltou a encher o Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 11 de Junho.

 

Os estudantes finalistas das escolas de enfermagem e saúde da área de abrangência da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) viveram um dia muito inspirador durante o qual tiveram a oportunidade de descobrir e apreender várias técnicas e histórias de superação, vontade, coragem e determinação.

 

As intervenções do coach Pedro Vieira; do empreendedor André Leonardo e do escritor Pedro Chagas Freitas, além dos testemunhos da enfermeira Joana Rente, vencedora de várias bolsas relacionadas com os cuidados paliativos, de Marta Veiga, fundadora da aplicação My Nurse, e de Carmen Ferreira, enfermeira e autora do blog Bébé Saudável, foram muito aplaudidas pelos presentes.

 

Pela primeira vez, este seminário foi aberto aos enfermeiros que tiveram, igualmente, a possibilidade de viver momentos de renovação e motivação para o seu dia-a-dia na Enfermagem.

 

Ricardo Correia de Matos agradeceu a presença de todos e afirmou que “os enfermeiros iniciaram um processo de luta por aquilo que pensam e sentem ser justo, mas o objectivo não é a luta, porque esta ninguém a deseja, mas sim conseguir aquilo que é merecido. O mais importante é a justiça daquilo que os enfermeiros consideram ser razoável que aconteça: o reconhecimento da importância e a correcta remuneração do trabalho do enfermeiro – é aí que se deve manter o nosso foco. Todos queremos enfermeiros motivados, enfermeiros confiantes, todos queremos enfermeiros prontos a servir e a salvar a vida das pessoas. Os enfermeiros portugueses são considerados os melhores enfermeiros do mundo, com a melhor formação”.

 

Marcando igualmente presença nesta cerimónia, a Digníssima Bastonária, Ana Rita Cavaco, abordou o recente estudo da empresa de sondagens Pitagórica que refere que “os enfermeiros são, em Portugal, a profissão mais confiável. 70% do povo português elege os enfermeiros para muita ou total confiança”, o que contraria aquilo que o Governo quis fazer crer: que o povo estava contra os enfermeiros durante as suas lutas por melhores condições.

 

Dirigindo a palavra aos estudantes, Ana Rita Cavaco declarou que os “que se preparam para deixar a vida de estudante e já olham para o mercado de trabalho, sabem que tem nesta Ordem e nesta equipa uma garantia de protecção, confiança, exigência e responsabilidade. É isso que os enfermeiros esperam de nós! 

 

Este encontro foi promovido em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Escola Superior de Saúde de Viseu; Escola Superior de Saúde da Guarda (IPG); Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha; Escola Superior de Saúde de Leiria; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco); Escola Superior de Saúde Jean Piaget (Viseu) e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, destina-se, em particular, aos recém-licenciados de Enfermagem que vão entrar em breve no mercado de trabalho.

 

A SRCentro agradece a presença de todos, bem como o apoio concedido pelo Intermarché Santa Clara – Mesura e da Fruut.

 

Assiste aos vídeos AQUI e revê o álbum completo de fotografias AQUI

 

GCI/PR