Saber+2.0: Webinar Investigação na Prática Clínica

• 13-10-2020

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros vai realizar, no dia 28 de Outubro, das 16h às 18h30, o webinar Saber+2.0: Investigação na Prática Clínica.

A actividade é aberta a todos os enfermeiros e estudantes de enfermagem com interesse na área, sendo de inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único AQUI

De acordo com International Council of Nurses (ICN), a procura de cuidados de saúde de qualidade, eficazes e eficientes colocou a investigação em enfermagem num lugar de destaque.

De facto, é através da investigação em enfermagem que podemos adicionar novos conhecimentos à nossa prática clínica, com benefícios evidentes para as pessoas, famílias e comunidades alvo dos nossos cuidados.

Atenta a este contexto, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros criou a Estrutura para a Qualidade Inovação e Promoção da Saúde (EQuIPS) que tem como principal objectivo dotar os enfermeiros de conhecimentos em investigação clínica para que estes possam, cada vez mais, produzir e publicar investigação sobre o valor acrescentado dos seus cuidados (especializados).

Palestrantes:

- Eduardo Santos | Enfermeiro Reumatologia e Membro Núcleo Investigação em Enfermagem - CHUC

- Hugo Leiria Neves | Professor Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)

- Pedro Sardo | Professor Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

- Ricardo Ferreira | Chair Comité Profissionais Saúde Reumatologia EULAR, Membro Núcleo Investigação em Enfermagem (CHUC) e Coordenador EQuiPS

Moderação: Enfermeiro João Neves | Vogal do Conselho de Enfermagem Regional da SRCentro

Webinar – Programa (16h00 - 18h30)

1. Constrangimentos, desafios e oportunidades da investigação na prática clínica

2. Estrutura para a Qualidade Inovação e Promoção da Saúde (EQuIPS)

3. Ensaios Clínicos - Eduardo Santos

4. Translação do conhecimento entre a academia e os diferentes contextos da prática clínica

*Após cada apresentação haverá um espaço de debate