Saber + Especialidades e Competências Acrescidas em Castelo Branco

  • 09-01-2019

A primeira sessão Saber + Especialidades e Competências Acrescidas, realizada no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, teve uma afluência massiva por parte dos enfermeiros desta Unidade Local de Saúde e de outras instituições de saúde do distrito. 

 

Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE), em conjunto com Pedro Lopes, Secretário da SRCentro, Valter Amorim, Presidente do Conselho Jurisdicional Regional, e Rui Macedo, do Conselho de Enfermagem Regional, deram as boas vindas aos mais de 70 enfermeiros presentes na sala.

 

O presidente Ricardo Correia de Matos assinalou a importância destas sessões que "não só aproximam a SRCentro dos seus membros, como valorizam a necessidade de cada enfermeiro promover as suas competências e, consequentemente, a profissão", dando posteriormente a palavra a Ana Fonseca. 

 

A enfermeira Ana Fonseca, Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (OE), abordou a importância da certificação individual de competências, passo importante para a atribuição de título de enfermeiro especialista.

 

Seguiu-se a apresentação do enfermeiro Luís Barreira, Vice-Presidente da OE, que se focou na idoneidade formativa dos contextos de prática clínica - um processo muito relevante para que um serviço seja acreditado, por um período de quatro anos, e que assim, com a existência dos supervisores clínicos, possa acolher candidatos a um internato complementar à formação graduada e pós-graduada de enfermeiros e enfermeiros especialistas. 

 

Entre os enfermeiros presentes, as principais dúvidas levantadas prenderam-se com os critérios de elegibilidade para os serviços poderem ser acreditados e receberem os internos da especialidade, assim como a questão de atribuição de título de enfermeiro especialista que contemple a área de cuidados paliativos - área recente da prática profissional e muito importante para o desenvolvimento da enfermagem.

GCI/PR