Respostas dos sistemas de saúde ao Covid-19

  • 09-11-2020

Uma vez que os países da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS) enfrentam um aumento acentuado da transmissão de Covid-19, a última edição da Eurohealth, publicada a 3 de Novembro, considera se ainda existe uma oportunidade de utilizar a crise para enfrentar os problemas subjacentes que afectam os sistemas de saúde europeus.

 

Esta edição especial da Eurohealth analisa algumas das práticas inovadoras na gestão da pandemia em toda a região europeia e esboça lições políticas para o futuro. Todos os artigos baseiam-se nos dados obtidos pela plataforma Covid-19 Health System Response Monitor (HSRM), uma iniciativa importante lançada em Abril e promovida pelo Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde, o Gabinete Regional da OMS para a Europa e a Comissão Europeia.

 

Os conteúdos incluem:

Perspectivas do Covid-19 - Lições da primeira vaga: o HSRM como uma fonte de análise; as perspectivas do Escritório Regional da OMS para a Europa e da Comissão Europeia; o Covid-19 e resistência dos sistemas de saúde; como responder à crise económica e de financiamento da saúde durante a pandemia; traduzir a evidência em políticas contra a Covid-19, ligando a ciência e a política.

 

Prevenir a transmissão - Sistemas bem-sucedidos de apoio à procura e ao rastreio; Rastreio eficaz do contacto e o papel das aplicações: lições da Europa; Quão comparável é a mortalidade por Covid-19 nos países europeus?

 

Assegurar mão-de-obra suficiente - Que estratégias estão os países a utilizar para expandir a capacidade de aumento de profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19?; Como estão os países a apoiar os seus trabalhadores de saúde durante o Covid-19?

 

Prestar serviços de saúde de forma eficaz - Gerir os sistemas de saúde com base num equilíbrio: harmonizar a prestação de serviços de saúde essenciais enquanto se responde ao Covid-19; Reiniciar mais actividades hospitalares de rotina durante o Covid-19: abordagens de seis países; Manter o que funciona: consultas à distância durante a pandemia de Covid-19; A pandemia de Covid-19 e os cuidados a longo prazo: o que podemos aprender com a primeira vaga sobre como proteger os lares?

 

Pagar pelos serviços - Compensar os profissionais de saúde pelas perdas de rendimentos e despesas extra durante o Covid-19; Ajustar os sistemas de pagamento de internamento hospitalar para o Covid-19.

 

Governação - Dentro e fora de confinamentos, e afinal o que é um confinamento? Questões políticas em transições; quem está no comando e porquê? Centralização dentro e entre governos; solidariedade nacional, europeia, e global: Covid-19, saúde pública, e vacinas.

 

A edição agora divulgada inclui as contribuições de Hans Henri P. Kluge, Director Regional da OMS/Europa; de Natasha Azzopardi-Muscat e Dorit Nitzan, outros membros da OMS/Europa; de Josep Figueras, Director do Observatório Europeu, e de Sandra Gallina e Isabel de la Mata, da Direcção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia.

 

A Eurohealth é uma publicação trimestral que proporciona um fórum para investigadores, decisores políticos e peritos expressarem os seus pontos de vista sobre políticas de saúde, contribuindo assim para um debate construtivo sobre política de saúde na Europa.

 

O objectivo da Eurohealth é colmatar o fosso entre a comunidade científica e a comunidade decisora, proporcionando uma oportunidade para a publicação de artigos baseados em evidências, debates e discussões sobre o sistema de saúde contemporâneo e questões de políticas de saúde.

 

Aceda à última edição da Eurohealth aqui.

 

Eurohealth website

GCI/MA e PR