Previsões nos cuidados de saúde para 2020

  • 10-01-2020

Num artigo dedicado às novas tendências disruptivas que poderão introduzir-se em 2020 no sector da saúde, a Forbes (reputada revista norte-americana) acredita que os cuidados de saúde não se vão concentrar apenas no acesso, qualidade e acessibilidade económica, mas também em modelos de cuidados preditivos, preventivos assentes em resultados que promovam a inclusão social e financeira.

 

Reenita Das, autora do artigo, admite que esta nova década será crucial para validar as políticas nacionais de saúde e reformas regulamentares há muito suspensas. A China continuará a alcançar os Estados Unidos em algumas métricas importantes de saúde, enquanto se esforça para tornar-se no “melhor e mais barato sistema de saúde do mundo”.

 

Estas são as principais previsões na saúde para 2020:

  1. Plataformas de análise de determinantes sociais da saúde ganham força durante 2020

Até o final de 2020, 40% dos sistemas de saúde públicos e privados dos EUA utilizarão determinantes sociais para fazer avaliações de risco, alcance dos pacientes e decisões comerciais. Acreditamos que, na próxima década, os dados de SDOH serão informações críticas e valiosas para optimizar os custos dos cuidados individuais e melhorar a qualidade dos cuidados prestados pelos hospitais e sistemas de saúde.

  1. A Inteligência Artificial (IA) tem mais aplicações e enfrenta mais desafios éticos, a começar pela radiologia

Apesar do desempenho da IA se tornar mais avançado, com taxas de precisão mais elevadas no diagnóstico e detecção de doenças, ainda se levanta uma questão: o que acontece se algo correr mal (especialmente na vertente radiológica)?

Embora as empresas apresentam soluções cada vez mais inovadoras, vão ser obrigadas a repensar o uso dos dados e práticas de teste, validação e implementação para convencer a comunidade do uso justo, ético e sem malefícios.

  1. Modelo assente em anuidades para catapultar a comercialização de terapias genéticas

Acreditamos que a sustentabilidade do modelo de reembolso baseado em anuidades irá revelar o potencial de comercialização das terapias genéticas, que poderão atingir uma receita de 2 mil milhões de dólares até ao final de 2020. As principais seguradoras privadas e os principais fabricantes de terapia genética vão continuar a explorar os programas de reembolso especializados baseados em anuidades para aliviar o fardo dos custos elevados para os pacientes.

  1. Mega rondas contínuas de financiamento de venture capital fazem de 2020 o ano para as ofertas públicas iniciais (OPI) de grandes start-ups digitais ligadas à saúde

Com o aumento e amadurecimento da participação de capital de risco em fases posteriores, juntamente com o aumento da actividade de OPI durante 2019, antecipamos que cinco unicórnios digitais de saúde sairão via OPI até o final de 2020.

  1. A interoperabilidade vai ganhar terreno aos sistemas autónomos

Prevemos que durante 2020 a interoperabilidade dará finalmente um grande passo em termos de políticas governamentais, aceitação de fornecedores e de foco estratégico por parte dos compradores de tecnologias de informação na área da saúde.

 

Na Europa, as soluções de interoperabilidade vão ganhar uma grande procura nos sistemas de saúde para atingir os marcos do Plano de Acção de Saúde Electrónica 2012-2020 da União Europeia, incluindo o intercâmbio transfronteiriço de dados de saúde dos doentes e o Regulamento Geral de Protecção de Dados.

  1. A telessaúde vai ser amplamente adoptada pelos serviços de saúde, expandindo-se além do foco actual para condições crónicas

Projectamos que, até o final de 2020, os sistemas progressivos de saúde começarão a ver a telessaúde como uma opção padrão de atendimento para a consulta virtual de cuidados primários. Nos próximos dois a três anos, a telessaúde terá aprovação regulamentar e apoio clínico. A telemedicina promete resolver os problemas mais desafiadores dos sistemas de saúde nos próximos anos, permitindo o acesso aos cuidados de uma forma rentável.

  1. Abordagens de precisão lideradas por médicos prepararão o caminho para soluções analíticas de dados de saúde de próxima geração

Acreditamos que, na próxima década, plataformas analíticas cognitivas capazes de alavancar dados genéticos, clínicos e de estilo de vida para fornecer insights clínicos accionáveis farão a última milha para a medicina de precisão na prática clínica. Estimamos que o mercado de serviços de informática de medicina de precisão ultrapassará a marca dos 5 mil milhões de dólares até o final de 2020.

  1. 2020 será um ano de “consumo” para a indústria da saúde, promovendo a mentalidade do consumidor que compara as suas compras

Emerge a ideia de “consumo de cuidados de saúde”, na qual os pacientes/consumidores exigem uma experiência de compra para a disponibilização de serviços e produtos de saúde. A comercialização do sector da saúde é em grande parte impulsionada por pacientes com poder de compra. A digitalização de produtos, serviços e modelos comerciais está a democratizar os sistemas de saúde actuais, manifestando o conceito de comparação de produtos/serviços de saúde.

 

Também o National Business Group on Health (entidade norte-americana que representa os grandes empregadores do sector e se dedica a encontrar soluções inovadoras para as questões mais importantes relacionadas com os cuidados de saúde) apresentou aquelas que considera serem as tendências a observar em 2020 na saúde:

  1. Compromisso de Qualidade e Desempenho

A prestação de cuidados de alta qualidade e de alto valor continua a ser uma prioridade para muitos empregadores. O foco irá ser a expansão da oferta de centros de excelência para áreas clínicas adicionais, incluindo condições músculo-esqueléticas e programas de fertilidade e maternidade.

  1. Questões de Saúde Mental

Perante a elevada necessidade de serviços e os desafios no acesso, os empregadores oferecerão mais benefícios e iniciativas para apoiar os funcionários em todas as fases da sua jornada de saúde mental e bem-estar. Os empregadores pretendem divulgar campanhas anti estigma, formar os gestores para que consigam reconhecer rapidamente problemas de saúde mental, ajudando os funcionários de acordo com as suas necessidades e trazer conselheiros aos locais de trabalho, oferecendo igualmente aconselhamento virtual e digital para reduzir o consumo de medicamentos.

  1. Cuidados de Saúde para o Consumidor de Hoje

O interesse em soluções virtuais continuará a crescer e a expandir-se à medida que mais empregadores as virem a ter um impacto significativo nos cuidados de saúde no futuro. A oferta de soluções virtuais irá aumentar em 2020, não só para facilitar o acesso aos pacientes, mas também para simplificar a experiência do funcionário/utilizador.

  1. Preço de prescrições

Vão chegar ao mercado tratamentos inovadores, contudo cresce a preocupação com os custos elevados de novas terapias medicamentosas.

  1. Destaque para Estratégias Avançadas de Cuidados Primários

Os empregadores estão a dar mais atenção aos cuidados primários, o que influencia quase 90% do custo total e da qualidade através de indicações de especialidade, prescrição, testes, procedimentos e internamentos. Estes novos modelos afastam-se do reembolso baseado em pagamento por serviços e aproximam-se de uma gestão mais abrangente e centrada na saúde do paciente.

 

Poderá consultar os artigos completos aqui: Forbes e National Business Group on Health

GCI/MA e PR