Plataforma EuAlerto acompanha evolução do Covid-19

• 21-04-2020

A Plataforma EuAlerto acaba de ser reformulada, passando a integrar um sistema de registo regular do estado de saúde e exposição dos enfermeiros ao Coronavírus SARS-CoV-2.

A evolução e readaptação desta aplicação para o contexto actual de pandemia tornou-se essencial para aproximar ainda mais a Ordem dos Enfermeiros dos seus membros. Permite agora que os Enfermeiros registem o seu estado de saúde, indicando a sua situação, possíveis sintomas e outros dados relevantes que possam influenciar o seu desempenho e atentar contra o seu exercício profissional.

Respeitando os critérios máximos exigidos de privacidade e sigilo, estas informações servirão para avaliar o desenvolvimento geográfico do Covid-19 entre os enfermeiros e para uma acção dirigida na área de abrangência da SRCentro.

Paralelamente, a plataforma EuAlerto continuará a ter disponível a opção de denúncia e/ou exposição de situações que comprometam a dignidade profissional e a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos, e que necessitem da intervenção da Ordem dos Enfermeiros. Desde Abril de 2017, data do seu lançamento, esta página online registou mais de 400 queixas por parte de enfermeiros, e que foram devidamente acompanhadas pela SRCentro.

Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo Regional da SRCentro, destaca a importância desta ferramenta, afirmando que “a plataforma EuAlerto é sinónimo de cooperação e compromisso. Acreditamos que só através de uma proximidade efectiva entre a SRCentro e os Enfermeiros, conseguiremos construir a confiança necessária para empoderar a profissão. Este é o caminho. Conto convosco!”.

O acesso dos enfermeiros à plataforma EuAlerto é realizado com o seu número de cédula e senha do Balcão Único*.

Aceda AQUI à nova Plataforma EuAlerto

*Se o seu número de cédula tiver apenas 3 ou 4 dígitos, acrescente um ou dois 0 antes.

GCI/MA e PR