Ordem dos Enfermeiros no Centro de Vacinação de Coimbra

  • 11-05-2021

A Ordem dos Enfermeiros (OE) visitou nesta manhã o Centro de Vacinação contra a Covid-19 de Coimbra, localizado no Pavilhão Mário Mexia.

 

A visita integra um périplo que a Bastonária, Ana Rita Cavaco, tem realizado por todo o país, no sentido de conhecer as dificuldades e condições em que está a decorrer o processo de vacinação, cuja organização está entregue, em larga escala, aos enfermeiros.

 

Apesar de se manter o problema do pagamento das horas extraordinárias aos enfermeiros que se voluntariaram para trabalhar em horário pós-laboral, Ana Rita Cavaco ficou agradada ao saber que houve autorização por parte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro para contratar “aqueles enfermeiros que a Ordem aferiu disponibilidade” para participarem na vacinação.

 

Com um total de cerca de 50 mil inoculações, o Centro de Vacinação de Coimbra está a receber, durante a manhã, os agendamentos autopropostos, enquanto da parte da tarde vacina os agendamentos realizados pelas instituições de saúde e as pessoas que necessitam tomar a segunda dose.

 

Ricardo Correia de Matos enalteceu a organização existente no local, com o contributo de alguns estudantes de Enfermagem e com o facto de não haver desperdício de doses neste centro de vacinação, o que reflecte o grande empenho, planeamento e compromisso de toda a equipa de enfermagem e restantes profissionais de saúde envolvidos.

 

A comitiva da OE, composta pela Digníssima Bastonária Ana Rita Cavaco, pelo Vice-Presidente, Luís Barreira; pelo Presidente da Secção Regional do Centro, Ricardo Correia de Matos; e pelos os Presidentes do Conselho de Enfermagem e Jurisdicional Regionais, Pedro Lopes e Valter Amorim, respectivamente, foi recebida pelo Director Executivo e Enfermeira do Conselho Clínico do ACES Baixo Mondego, José Biscaia Silva Pinto e Lucinda Santos, bem como pela Equipa de Coordenação do Centro de Vacinação, da qual fazem parte os Enfermeiros Sarmento Pires e Sofia Lemos.

 

GCI/MA e PR