LEMA

  • 16-07-2018

No decorrer do seu Doutoramento em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro (UA), Isabel Santos criou o primeiro site português que ajuda na Matemática as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), mas também as apoia nas áreas da linguagem, da leitura, da memorização, da concentração, do planeamento ou da gestão de emoções.

 

Para Isabel Santos, “os resultados obtidos nas sessões de aferição com crianças e com professores e educadores da Educação Especial permitem assumir o LEMA [das iniciais em inglês de Learning Environment on Mathematics for Autistic children] como um importante instrumento de apoio à promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças com PEA”.

 

Além de poder contribuir para incentivar a memorização, a atenção e concentração e a interacção entre pares, o LEMA “poderá constituir-se como um instrumento pedagógico relevante para a premissa de uma escola inclusiva, garantindo o acesso e equidade de crianças com PEA ao processo de ensino e de aprendizagem, preparando a sua transição para uma vida activa em sociedade”, acrescenta a investigadora.

 

O LEMA contém dois perfis de utilizadores – um para o educador e outro para a criança - e integra 32 classes de actividades de matemática, cada uma delas subdividida em cinco subclasses, de acordo com níveis de dificuldade.

 

Destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos diagnosticadas com PEA, a plataforma permite não só a selecção personalizada de uma até dez classes e subclasses de actividades tendo em conta o perfil funcional do utilizador-aluno, como ainda a visualização do registo de desempenho de cada aluno na realização das actividades propostas por parte do utilizador-educador.

 

Destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos, diagnosticadas com PEA, o LEMA pode ser usado tanto no computador, como no tablet, smartphone, entre outros, e nos mais variados contextos (sala de aula, casa, gabinetes psico-educativos, etc…).

 

Assinalamos ainda que o número de alunos diagnosticados com PEA tem aumentado nas últimas décadas em Portugal. Segundo um dos mais recentes estudos realizados pela Federação Portuguesa de Autismo, referente a 2011 e 2012, houve uma prevalência de 15,3 crianças/jovens diagnosticadas com PEA em cada 10 mil.

UA (foto) - GCI/PR