Finalista de Enfermagem premiada

• 30-08-2019

Recém-licenciada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC), Maria João de Azinheira Reguenga integrou uma das dez equipas que venceram a European Innovation Academy 2019.

De 14 de Julho a 2 de Agosto, a jovem participou nesta academia que reuniu 500 estudantes universitários de mais de 60 países.

A sua equipa, composta por mais quatro estudantes: um de Medicina, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova, em Lisboa; um de Ciências e Economia, da Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos da América – EUA); um de Administração de Empresas, da Universidade Federal do Paraná, Brasil, e um de Ciências da Saúde, da Universidade James Madison, Virgínia, EUA, criou, em apenas três semanas, uma startup na área da saúde.

O chatbot “myfriendObi” funciona como um amigo que ajuda crianças com doenças crónicas (como asma, diabetes, obesidade, ou cancro) a partilhar os seus sentimentos e a seguir os tratamentos prescritos, capacitando-as para melhorarem o respectivo estado de saúde.

No entanto, segundo Maria João Reguenga, esta não foi a primeira ideia do grupo. “Inicialmente pensámos num projecto digital semelhante, mas para pessoas com problema ocular, contudo, depois de várias palestras e do trabalho conjunto do grupo, vimos que era uma população alvo muito pequena e decidimos mudar (…) até porque não havia nenhum projecto igual no mercado, já lançado, e, juntamente como nosso tutor, conseguimos chegar a esta ideia”.

Entre mais de 100 projectos, dos quais 88 chegaram à final, a equipa do “myfriendObi” ficou no top dez da European Innovation Academy, conseguindo obter mais do que o mínimo exigido de 500 subscritores do produto.

Simultaneamente, o grupo recebeu mais dois prémios. A empresa Nixon Peabody vai dar a cada um dos elementos da equipa cerca de 15 mil dólares para investir em projectos, semelhante a uma bolsa de estudo. E o grupo HAG dará a oportunidade dos elementos participarem num programa internacional de aceleração de startups, trabalhando com investidores para concretizar e inserir o projecto no mercado.

A jovem revelou ainda a sua vontade de ir para Inglaterra por “gostar muito de Enfermagem e querer exercer”. A sua opção de ir para o estrangeiro prende-se com o facto de já ter feito Erasmus e de “querer ter a experiência de ver como é trabalhar lá fora, ver outras realidades”, situação que admitiu ser vivida por outros colegas de curso que também irão, “tanto para trabalhar, como para Erasmus, tendo a possibilidade de ficarem”.

Além de Maria João Reguenga, outra estudante finalista da ESEnfC, Ana Luísa Amaral, também participou na European Innovation Academy (ambas com o suporte financeiro do Banco Santander, que as havia premiado na sequência da participação no concurso regional Poliempreende realizado na ESEnfC).

A dupla irá participar na final do concurso Poliempreende (de 9 a 13 de Setembro), com o projecto CaviClean, uma ideia que Maria João Reguenga tem a “certeza que será para dar continuidade porque acreditamos mesmo nesse produto. Não há nada parecido no mercado, será uma grande ajuda para os enfermeiros e uma evolução para o tratamento de feridas, até porque foi uma dificuldade que sentimos no dia-a-dia”.

Poderá saber mais sobre o CaviClean, aceda aqui.

GCI/PR