Especialidades e Competências Acrescidas

  • 26-11-2018

A SRCentro da Ordem dos Enfermeiros  vai organizar seis sessões de esclarecimento sobre especialidades e competências acrescidas já em Janeiro de 2019.

 

Cada um dos distritos da área de abrangência da SRCentro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu) irão acolher as sessões “Saber +: Especialidades e Competências Acrescidas” que contarão com a presença do Enfermeiro Luís Barreira, Vice-Presidente da OE, da Enfermeira Ana Fonseca, Presidente do Conselho de Enfermagem, e do Enfermeiro Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro. 

 

Aberta a todos os enfermeiros interessados, esta iniciativa tem como objectivo esclarecer as diversas dúvidas que surgem sobre a atribuição individual das várias especialidades e das novas competências acrescidas, bem como sobre quais os benefícios existentes para os profissionais de Enfermagem que as possuem ou pretendem possuir.

 

Recordamos que o Regulamento Geral das Áreas de Competência Acrescida prevê, não só a certificação das habilitações dos enfermeiros, mas também a apresentação de propostas para o reconhecimento de novas áreas de competências.

 

Já em Julho, Luís Barreira sublinhava a importância da atribuição de competências acrescidas, afirmando que tal “permite o exercício profissional a um nível de progressiva complexidade, nos diversos domínios de intervenção do Enfermeiro e ao desenvolvimento técnico-científico da profissão, potenciando novos campos de actuação do exercício profissional autónomo”.

 

Dada a relevância desta valorização, a SRCentro pretende assim promover a discussão e partilha das questões mais relevantes para a especialização dos nossos enfermeiros.

 

As sessões vão decorrer entre as 14h30 e as 18h00 nas seguintes datas:

 

Castelo Branco

9 de Janeiro

Sala de Sessões - Hospital Amato Lusitano (ULS Castelo Branco)

Leiria

10 de Janeiro

Auditório - Hospital Santo André (Centro Hospitalar de Leiria)

Coimbra

24 de Janeiro

Auditório 1 - Hospital da Universidade (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra)

Aveiro

25 de Janeiro

Salão Nobre - Hospital Aveiro (Centro Hospitalar do Baixo Vouga)

Guarda

29 de Janeiro

Auditório Dr. Lopo de Carvalho - Hospital Sousa Martins (ULS Guarda)

Viseu

30 de Janeiro

Auditório - Hospital São Teotónio (Centro Hospitalar Tondela-Viseu)