Escassez Mundial de Enfermeiros

  • 18-11-2019

De acordo com Elisabeth Iro, Directora de Enfermagem da Organização Mundial de Saúde (OMS), a escassez mundial de enfermeiros “será um grande desafio” que os países terão de ultrapassar durante a próxima década.

 

Pedindo novos esforços, a meses do Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira (2020), Iro assinalou que o défice esperado de nove milhões de enfermeiros e parteiras até 2030 afectará, em particular, alguns dos países em que os rendimentos médios são mais baixos, em especial por causa da falta de investimento na formação e capacitação de novos enfermeiros e por causa das políticas de recrutamento internacional destes profissionais por parte de países mais ricos.

 

No âmbito de uma reunião de editores de revistas de enfermagem, organizada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), em Genebra, a responsável manifestou a sua preocupação e pediu para que os “países considerem realmente os factos e o seu investimento na formação de enfermeiros. Muitos enfermeiros estão a migrar para países mais ricos que não estão a formar enfermeiros em número suficiente e, em alguns países, são mesmo treinados especificamente para serem exportados para o exterior”.

 

Elisabeth Iro acrescenta que “temos que analisar uma abordagem do mercado de trabalho para colmatar esta escassez e garantir que os países investem na formação de enfermeiros para fazer face a esta situação”.

 

A Directora de Enfermagem da OMS falou igualmente a importância das celebrações do Ano Internacional dos Enfermeiros e Parteiras, no próximo ano, como uma oportunidade para destacar as contribuições destes profissionais de saúde para alcançar a cobertura universal de saúde e as Metas de Desenvolvimento Sustentável para aumentar o recrutamento de enfermeiros em todo o mundo.

 

Iro acredita também que elevar o perfil da enfermagem e aumentar a compreensão do público sobre o quão gratificante pode ser uma carreira de enfermagem para homens e mulheres serão medidas importantes para o sucesso das actividades do Ano Internacional do Enfermeiro em 2020.

 

Seguindo os desafios e preocupações levantadas por Elisabeth Iro, o ICN indicou igualmente que, no decorrer da próxima semana, durante o ICN Asia Workforce Forum, em Seul (na Coreia), o ICN irá publicar e discutir a sua declaração de posição sobre “Mobilidade profissional internacional e recrutamento ético de enfermeiros”.

 

Leia a notícia original aqui.

 

 

GCI/PR