Enorme sucesso da II Gala dos Enfermeiros

  • 06-10-2019

Mais de 400 pessoas marcaram presença na segunda edição da Gala dos Enfermeiros, um evento único que a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros realizou no dia 5 de Outubro, no Expocenter, em Viseu.

 

Pelo segundo ano consecutivo, a SRCentro quis, em conjunto com os seus membros, promover, valorizar e reconhecer a Enfermagem e os Enfermeiros.

 

Ao longo da cerimónia foram atribuídos quatro prémios, nas categorias Investigação, Carreira, Enfermeiro do Ano, e Equipa do Ano. 


O Enf. Ricardo Ferreira, que integra o comité científico dos Profissionais de Saúde da Liga Europeia de Reumatologia, tendo sido este ano eleito como coordenador do comité científico e educacional deste organismo, ganhou o Prémio de Investigação pela sua dedicação à enfermagem, centrada no tratamento dos pacientes reumáticos.

 
Seguiu-se a entrega do Prémio Carreira ao Enf. Carlos Martins, um profissional de enorme mérito e reconhecimento entre os seus pares, que faz parte do Conselho Clínico e de Saúde, assim como da Direcção de Enfermagem do ACES Cova da Beira, tendo presidido à Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos Enfermeiros de 2008 a 2011.

 

A Enfª. Maria José Ferreira arrecadou o Prémio Enfermeiro do Ano por elevar a enfermagem portuguesa no mundo. Criou a associação humanitária Missão Saúde para a Humanidade, que, através do Projecto Esperança, desde 2009, já evacuou da Guiné mais de 60 crianças que precisavam de cuidados médicos e intervenções clínicas urgentes.


Já o Prémio Equipa do Ano foi atribuído ao Serviço de Bloco Operatório do Hospital de São Teotónio - Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Esta equipa de 87 enfermeiros dinâmicos e diferenciados, liderada pela Enfª. Chefe Teresa Nisa, tem conseguido dar resposta a todos os desafios que lhe são apresentados, quer em termos de programação cirúrgica, quer em situações de emergência ou mesmo catástrofe, de que são exemplo o acolhimento e cuidado, em 2017, dos feridos de um grande incêndio florestal que atingiu grande parte do concelho de Tondela, bem como dos feridos mais graves do grande incêndio que deflagrou em Janeiro de 2018, na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha.

 

Contudo, esta Gala não poderia terminar sem a tradicional Cerimónia de Vinculação à Profissão aos novos Enfermeiros e Enfermeiros Especialistas da SRCentro que, perante os seus amigos e familiares, leram, em conjunto com os órgãos da SRCentro e a Digníssima Bastonária Ana Rita Cavaco, o Juramento Profissional do Enfermeiro.

 

Foi ainda prestada uma homenagem póstuma aos Professores e Enfermeiros José Carlos Amado Martins e Carlos Manuel de Figueiredo Pereira.

 

Ao longo de todo o evento, os participantes foram animados por diversos momentos musicais e de convívio, como a actuação da Tuna da Escola Superior de Saúde de Viseu, do Girafoles (grupo feminino de gaitas de fole de Viseu), do saxofonista José Magalhães e dos guitarristas Diogo Passos e Guilherme Capela. 

 

A cerimónia, que contou com o apoio do grupo Alberto Oculista, revelou ser um enorme sucesso, tendo terminado com um grande espectáculo do grupo musical Hi-Fi.

 

Veja o vídeo com os melhores momentos desta Gala, aqui

 

 

GCI/PR