Enfermeiro sagra-se vice-campeão nacional de 50 kms marcha

  • 14-01-2019

O enfermeiro Pedro Santos sagrou-se vice-campeão nacional dos 50 kms marcha, durante o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada que decorreu neste domingo, dia 13 de Janeiro, em Porto de Mós.

 

Com um tempo de 4:17.04, retirou mais de 10 minutos à sua anterior marca de 4:28.20, obtida em 2010.

 

Para o atleta, este resultado “não foi novidade nenhuma pelo trabalho que fiz nos últimos meses. O sagrar-me vice-campeão nacional tem um sentimento de satisfação pelo trabalho que foi feito. No nosso dia-a-dia, obviamente não é fácil conciliar o trabalho e os treinos. São muitas horas de dedicação e empenho, de forma que só possa sair satisfeito e ficar muito contente pelo resultado em si”.

 

Pedro Santos sabe que “os colegas que estão nesta área do desporto, sabendo do meu dia-a-dia, vendo o sacrifício, a dedicação e o empenho que tenho, dizem que nunca o fariam. Neste momento estou a exercer enfermagem e trabalho há quatro anos a recibos verdes. Faço uma carga horária muito superior àquela que gostaria de fazer, tal como um contratado da área. Faço muitas horas, logo limita-me muito mais o tempo para o desporto. A nossa modalidade exige muito tempo e dedicação, mas a vontade e o quer é muito, o objectivo e o desejo é ainda maior. Gostaria muito de representar Portugal numa grande competição, que foi esse o sonho de pequenino. Por vezes fica um bocadinho aquém, porque obviamente temos que dar prioridade à nossa profissão”.

 

Com 27 anos de desporto, mais propriamente de atletismo, incluindo 20 anos de marcha atlética, o enfermeiro que trabalha na Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, já foi três vezes campeão nacional em camadas mais jovens, e cerca de 6 vezes vice-campeão nacional.

 

Pedro revelou também que já esteve presente “em estágios do sector de marcha atlética e o bichinho e o desejo estão sempre presentes. Todos os dias trabalho para tentar concretizar o sonho de pequenino”.

 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros dá os Parabéns a este enfermeiro atleta e esperamos que um dia consiga alcançar o seu sonho!

GCI/PR