Enfermagem é a profissão mais ética

  • 12-02-2019

De acordo com a consultora internacional Gallup, a enfermagem é considerada a profissão mais ética e honesta pela 17ª vez consecutiva.

 

Segundo um estudo de opinião divulgado em Dezembro do ano passado, os cidadãos americanos acreditam que os enfermeiros são os profissionais mais íntegros. 84% dos americanos (mais de quatro em cada cinco) classificam a honestidade e os padrões éticos dos enfermeiros como "muito altos" ou "altos", o que os coloca no primeiro lugar entre as diversas profissões analisadas.

 

A medir a opinião pública sobre a honestidade e os padrões éticos de uma variedade de profissões desde 1976, a lista da Gallup tem algumas variações de ano para ano, mas há certas ocupações que surgem de forma consistente nesta tabela.

 

Além dos enfermeiros, a maioria dos americanos também classifica quatro outras profissões como detentoras de honestidade e ética “elevada” ou “muito elevada”: os médicos (67%), os farmacêuticos (66%), os professores do ensino secundário (60%) e os polícias (54%).

 

Só em 2001 é que a lista foi encabeçada pelos bombeiros, após os ataques terroristas do 11 de Setembro, e refira-se que, antes de 1999, os farmacêuticos e os membros do clero eram frequentemente as profissões mais bem classificadas devido à sua ética.

 

Pode consultar o estudo aqui.

GCI/PR