Enf. Serafim Rebelo integra Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

  • 23-07-2021

O Enfermeiro Serafim Rebelo tomou posse como membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), designado pela Ordem dos Enfermeiros (OE).

 

A tomada de posse dos novos conselheiros para o VI mandato do CNEV (2021-2026), ocorreu no passado dia 21 de Julho, perante o presidente da Assembleia da República.

 

Criado em 1990 e a funcionar junto da Assembleia da República desde 2009, o CNEV é um órgão consultivo independente, que tem por missão analisar os problemas éticos suscitados pelos progressos científicos nos domínios da biologia, da medicina ou da saúde em geral, e das ciências da vida.

 

Sobre esta nomeação, Valter Amorim, Presidente do Conselho Jurisdicional da Secção Regional do Centro, manifestou que “O Enf. Serafim Rebelo é um profissional de excelência e tem um percurso individual e profissional de enorme qualidade, estando actualmente como Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, num segundo mandato.

Ser empossado e integrar o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, designado pela OE, é o culminar desse percurso de mais de 40 anos.

Certamente será uma mais-valia e dignificará a Enfermagem. Tem sido um orgulho fazer este caminho a seu lado. Bem-haja!”,

 

Serafim Figueiral Rebelo é enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica e foi Enfermeiro Director no Hospital de São Marcos (Braga) e do Centro Hospitalar do Médio-Ave (Santo Tirso).

 

Também é membro efectivo do Conselho Nacional de Saúde.