Dizer NÃO exige maturidade! Exige coragem! Exige responsabilidade! Exige acreditar que seremos parte de um todo...

  • 05-06-2018

"Construir maturidade profissional, como diz Ana Rita Cavaco, ou promover sentimento de grupo, poderá demorar décadas...

 

Eu acredito que todos os Enfermeiros fazem o melhor que conseguem, com os recursos que têm disponíveis... o problema surge quando alguns acreditam que não têm outros caminhos... não têm outras soluções!

 

Existe sempre uma solução ecológica... uma solução que visa a defesa da qualidade e da segurança dos cuidados e ao mesmo tempo, promova a valorização e o desenvolvimento da Enfermagem.

 

Caros colegas,

 

Se cada um de nós, acreditar que pode contribuir de forma determinante para os resultados em saúde, jamais aceitaríamos desenvolver as nossas competências em contextos inseguros e com dotações insuficientes!

 

Mas, dizer NÃO exige maturidade! Exige coragem! Exige responsabilidade! Exige acreditar que seremos parte de um todo... exige abdicar de uma mais valia temporária e imediata por algo permanente mas a médio e longo prazo! Exige acreditar que a Enfermagem, também em Portugal, porque o é no resto do mundo, assume um papel fundamental na cadeira de valor dos Sistemas Nacionais de Saúde.

 

Hoje, os Enfermeiros têm uma Ordem Profissional que exige a valorização e a qualidade dos cuidados de Enfermagem porque acreditamos que só desta forma conseguimos um SNS sustentável e um Portugal saudável, sem doença.

 

Costumo dizer que se fosse fácil, já tinha sido feito...

 

Vamos continuar com medo, ou vamos abraçar o futuro???"

 

Ricardo Correia de Matos, Presidente do CDR

CDR/RCM