Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 13 de Outubro

  • 12-10-2018

Todos os anos, no segundo sábado de Outubro comemora-se o dia Mundial dos Cuidados Paliativos, este ano sob o tema “Cuidados Paliativos – porque eu importo!”.

 

Inevitavelmente, podemos afirmar que os cuidados paliativos assumem hoje um papel mais ativo no leque de serviços de saúde em Portugal, no entanto quando percebemos que dos 71 mil a 85 mil portugueses que, em 2017, necessitavam de cuidados paliativos somente cerca de 12 mil puderam usufruir dos mesmos, compreendemos que ainda existe muito trabalho por fazer.

 

Compreender que os cuidados paliativos não são uma resposta de saúde para a pessoa nos últimos momentos de vida, é perceber que existem muitas situações de doença em que a referenciação precoce permitirá que a pessoa e a família tenham acompanhamento no percurso de transição, gradual e adaptado às suas necessidades.

 

A SRCentro apela aos enfermeiros, nos mais diversos contextos, para que desenvolvam e demonstrem assertivamente a capacidade de identificar, inequivocamente, os doentes com necessidades de cuidados paliativos, assumindo a dinamização de respostas aos projetos de saúde nesta área e de melhoria da qualidade de vida das pessoas e das suas famílias.

 

Uma mensagem do Conselho de Enfermagem Regional

GCI/MA e PR