Dia Mundial do Sono - 15 de Março

  • 14-03-2019

Comemorar a importância do sono, é relembrar o impacto devastador que se desenvolve no nosso organismo pela ausência de sono.

 

No dia em que se celebra a importância do sono, com mote lançado pela Associação Portuguesa de Sono “Dormir bem, envelhecer melhor”, a SRCentro pretende assinalar esta efeméride e associar-se aos milhares de enfermeiros que no seu dia a dia, trabalhando por turno, põem em causa a sua saúde atual e sobretudo a sua saúde no futuro.

 

O trabalho por turnos pode causar distúrbios do sono em cerca de 10% dos trabalhadores. Para além disso, ainda que não evidenciado pela literatura, atrevemo-nos a assinalar o desgaste nas relações familiares, originado pela impossibilidade de participar em momentos importantes das dinâmicas familiares, sendo algo que pode ser psicologicamente marcante .

 

Damos voz às recomendações dos especialistas e sensibilizamos para a importância de uma sesta de 30 minutos a 2 horas antes do período noturno de trabalho, bem como a necessidade de realizar as 7 a 8 horas de sono no dia seguinte, sem interrupção e, de preferência, com ausência de ruído.

 

Uma mensagem do Conselho de Enfermagem Regional

CER/GCI/MA e PR