Dia Mundial da Sépsis - 13 Setembro

  • 11-09-2019

A Sépsis é uma reacção inflamatória generalizada do organismo, como resposta a um foco infeccioso instalado em qualquer órgão do corpo humano.

 

Esta inflamação, normalmente provocada por bactérias que entram na corrente sanguínea, pode evoluir de forma célere e comprometer o funcionamento de um ou mais órgãos, podendo progredir em alguns minutos/horas, para um quadro de maior gravidade, designado de choque séptico, pelo que a detecção precoce e início atempado de antibioterapia têm-se revelado de enorme importância no tratamento da Sépsis.

 

A DGS tem um conjunto de orientações padronizadas, nomeadamente a Via Verde de Sépsis, que definem os mecanismos necessários para que as Unidades de Saúde uniformizem procedimentos com claros ganhos em Saúde.

 

O dia Mundial da Sépsis é celebrado anualmente no dia 13 de Setembro tendo por missão, criar mecanismos de redução da incidência da Sépsis e alertar para as consequências da doença.

 

A SRCentro associa-se a este dia, destacando a importância da reflexão pessoal e consciencialização da necessária promoção de comportamentos que evitem o contágio e disseminação de microrganismos.

 

Mais informações sobre esta efeméride AQUI

CER/RM GCI/MA e PR