Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de Outubro

• 09-10-2018

A 10 de Outubro celebra-se o dia Mundial da Saúde Mental com o objectivo de combater o estigma da doença mental em todo o mundo e mobilizar esforços para a consciencialização da saúde mental.

Com base nos dados epidemiológicos recolhidos na última década, é hoje evidente que as perturbações psiquiátricas e os problemas relacionados com a Saúde Mental são altamente incapacitantes e uma das principais causas de morbilidade mundial.

O caminho é a prevenção… e esta começa com o conhecimento e compreensão dos primeiros sinais e sintomas de alerta da doença mental.

A SRCentro da Ordem dos Enfermeiros apoia a implementação de programas de promoção da Saúde Mental junto dos adolescentes e jovens adultos e o combate ao estigma na população adulta, bem como a criação efectiva de uma rede diferenciadora em Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental.

Uma mensagem do Conselho de Enfermagem Regional.

CER/GCI/PR