Dia Mundial da Hipertensão

• 14-05-2021

Desde 2005 que, no dia 17 de Maio, se comemora o Dia Mundial da Hipertensão, sendo considerada como a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo.

O objectivo é alertar para a importância da prevenção, detecção e do tratamento da hipertensão arterial.

Na Europa, a hipertensão arterial afecta sensivelmente 35-40% da população, em Portugal, estima-se que a prevalência da hipertensão arterial seja de 42,6%. Dos doentes com hipertensão arterial, apenas metade estão medicados com fármacos anti hipertensores e só 11,2% estão controlados.1

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, os doentes com hipertensão têm um maior risco de morte ou desenvolvimento de determinadas doenças, como a insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais, enfarte agudo do miocárdio, insuficiência renal, perda gradual da visão, esclerose das artérias, entre outros. A adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento da doença e a sua detecção e acompanhamento precoces podem reduzir o risco de vir a padecer das doenças enunciadas.

Um valor de tensão arterial aumentado isolado não significa que a pessoa seja hipertensa, o seu diagnóstico é feito através da medição dos valores de tensão arterial e pela verificação de que os mesmos estão acima do limite normal (140 mmhg/ 90 mmhg).

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros destaca a comemoração desta efeméride, tendo como propósito sensibilizar e encorajar a população e profissionais de saúde, no sentido de prevenir e controlar o desenvolvimento desta doença.

1 - DGS. Obtido de https:// www.sns24.gov.pt/tema/doencas-do-coracao/hipertensao-arterial/

Uma mensagem de Rui Macedo, Vogal do Conselho de Enfermagem Regional

CER/GCI/MA