Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica - 21 de Novembro

  • 20-11-2018

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é das doenças mais prevalentes na sociedade ocidental e é responsável por três milhões de mortes anuais, o que a coloca no 4.º lugar das causas de morte.

 

Em Portugal, estima-se que a DPOC afecte cerca de 14% da população e constitui a segunda causa de internamento por doença respiratória conduzindo a elevados níveis de morbilidade e mortalidade.

 

O principal factor de risco da DPOC é o fumo do tabaco, tanto para fumadores activos, ou passivos com a inalação do fumo.

 

A DPOC é uma doença altamente incapacitante que se caracteriza por uma progressiva falta de ar. A dificuldade em respirar contribui para um cansaço crescente que faz com que muitas pessoas, em estadios mais avançados da doença, não consigam realizar tarefas da vida diária.

 

Com vista a assinalar esta data, a SRCentro alerta para a necessidade da população realizar a identificação precoce desta doença e assim evitar formas mais avançadas da doença. Aproveitamos para recordar, uma vez mais, a importância da adopção de estilos vida saudáveis.

 

Uma mensagem do Conselho de Enfermagem Regional

CER GCI/MA