Despesa em saúde pública diminuiu em Portugal

  • 13-09-2019

Portugal é um dos únicos quatro países da região europeia em que se registou uma diminuição da despesa pública em saúde, entre 2000 e 2017, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

O documento, sobre o acesso equitativo à saúde, assinala que, dos 33 países analisados, em 15 a despesa em saúde pública aumentou e noutros 14 manteve-se dentro dos mesmos níveis, entre 2000 e 2017.

 

Do conjunto de países observados, a despesa em saúde pública representou entre 0,03% a 0,52% do Produto Interno Bruto (PIB). Portugal surge com menos de 0,2% do PIB investido em saúde pública em 2017.

 

Irlanda, Hungria e Israel juntam-se a Portugal como os quatro países da região europeia que registaram uma redução na despesa em termos percentuais do seu PIB.

 

No âmbito deste relatório, o primeiro da OMS sobre a equidade no sector, a organização assinala que investir em maiores recursos na saúde pública pode ajudar a reduzir a falta de igualdade no acesso.

 

"Muitas intervenções na promoção da saúde e prevenção da doença são bastante custo-efectivas e poupam dinheiro e recursos no curto, médio e longo prazo", pode ler-se no documento.

A publicação da OMS revela também que as pessoas de grupos sociais mais baixos têm uma esperança média de vida menor (uma redução de até 15 anos).

 

Portugal surge ainda como um dos países com maior esperança média de vida – 78 anos nos homens e 84 anos nas mulheres, contudo há diferenças significativas nos homens consoante o nível educacional. Pese embora, esteja longe de ser dos países em que o nível de escolaridade mais interfere na esperança de vida.

 

Consulte o relatório completo aqui.

GCI/PR