COVIDivulgações

  • 14-07-2020

O mundo (e cada um de nós) está a atravessar um momento sem precedentes.

 

Todos os sectores estão a ser afectados por esta crise pandémica, provocada pelo novo Coronavírus, mas em especial o sector da saúde.

 

Diariamente, os Enfermeiros, e demais profissionais de saúde, são confrontados com situações inesperadas e situações limite que os obrigam a cuidados extremos e a uma racionalização de recursos, quer materiais, quer humanos.

 

Com um esforço ímpar, apoiado em alguma improvisação e criatividade, os Enfermeiros desempenham as suas funções, à medida que os números de morbidade e de mortalidade aumentam.

A preocupação constante faz com que, individualmente, mas sobretudo em equipa, se aprendam novas e inovadoras formas de superar esta epidemia.

 

Deste modo, o projecto COVIDivulgações tem como objectivo partilhar experiências sobre como os Enfermeiros estão a enfrentar este período adverso, demonstrando novos métodos para a prestação de cuidados, preservando a qualidade e a segurança, bem como o rigor, empenho, e dedicação que sempre tiveram para com as pessoas.  

 

A Secção Regional do Centro pretende, assim, convidar todos os seus membros a divulgarem as suas histórias, testemunhos ou narrativas que resultem de um exercício de reflexão sobre a prática de Enfermagem durante a pandemia de Covid-19, para que depois possam ser partilhadas para uma memória colectiva.

 

Como fazer?

 

  1. Relembre uma situação

Pense numa situação que viveu ou está a experienciar relacionada com a pandemia (p. ex. efeitos na organização do seu serviço, na relação com/entre colegas de equipa e outros profissionais de saúde, na relação com pacientes e seus familiares, na relação com os seus próprios familiares; no desenvolvimento de experiências inovadoras, gadgets ou procedimentos criativos que solucionaram pequenos ou grandes problemas).

Não nos referimos a simples ocorrências, mas a factos ou acontecimentos que o tenham motivado a reflectir e com os quais aprendeu. Alertamos para o cumprimento do dever de sigilo profissional.

 

  1. Escreva o seu testemunho neste FORMULÁRIO

O tamanho ideal é entre 1000-1500 palavras. Faça-o de uma forma simples, com as suas próprias palavras, como se estivesse a falar com um colega.

O texto não tem de ter secções ou bibliografia, apenas o seu testemunho.

Dê-lhe um título sugestivo!

* Alertamos para o cumprimento do dever de sigilo profissional.

 

  1. Envie a sua história

Não pense muito nisso, aproveite qualquer momento de silêncio, dos poucos que tem, para começar a escrever!

O seu testemunho será muito importante para que a sociedade esteja mais consciente do papel e do grau de compromisso que os Enfermeiros adoptam numa situação de adversidade, como uma epidemia.

Preencha todos os detalhes no formulário e envie-o!

 

Para mais informações envie email para: [email protected]

 

GCI/MA e PR