Comité Europeu da OMS estabelece programa até 2025

  • 21-10-2020

Aprovado na 70ª Reunião do Comité Regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Europeu de Trabalho (European Programme of Work – EPW), 2020-2025 – “Acção Unida para uma Melhor Saúde na Europa” estabelece uma visão de cinco anos sobre como a OMS/Europa e os seus Estados-Membros trabalharão em conjunto para satisfazer as expectativas dos cidadãos em matéria de saúde.

 

Hans Henri P. Kluge, Director Regional da OMS/Europa, explicou que o EPW teve como ponto de partida o facto de todos os cidadãos da região europeia responsabilizarem as suas autoridades de saúde. Neste sentido, as populações encaram como prioridades de saúde que devem implementas pelos seus governos:

- garantia do direito ao acesso universal a cuidados de qualidade, sem receio de dificuldades financeiras;

- protecção eficaz contra emergências sanitárias;

- construção de comunidades saudáveis, onde acções de saúde pública e políticas públicas adequadas assegurem uma vida melhor, numa economia de bem-estar.

 

O desenvolvimento da visão do EPW começou antes da pandemia da COVID-19 atingir tão ferozmente a Europa. Esta crise obrigou obviamente a correcções, que foram integradas nesta estratégia. Dado o estado de evolução dos sistemas de saúde europeus, o EPW deve ser visto como um documento que será actualizado regularmente. O EPW não é uma enumeração exaustiva do trabalho normativo e técnico da OMS/Europa. Pelo contrário, deixa espaço para uma implementação ágil, acelerando a entrega de resultados e apoiando o investimento no futuro.

 

Embora reconhecendo que cada região da OMS tem os seus desafios, oportunidades e prioridades particulares, o EPW demonstra como o trabalho do Gabinete Regional da OMS para a Europa pode contribuir melhor para a visão global definida no 13º Programa Geral de Trabalho da OMS, 2019-2023 (GPW 13), e para a preparação do próximo GPW 14.

 

Partindo do que os cidadãos da Região esperam legitimamente das suas autoridades de saúde para os próximos cinco anos, o Comité Regional para a Europa da OMS identificou quatro iniciativas emblemáticas para complementar o Programa de Trabalho Europeu, 2020-2025 - “Acção Unida para uma Melhor Saúde na Europa”:

- Coligação para a Saúde Mental

- Empoderamento através da Saúde Digital

- Agenda Europeia de Imunização 2030

- Comportamentos mais saudáveis: incorporando percepções comportamentais e culturais.

 

O EPW foi desenvolvido através de um processo de consulta alargada com os Estados Membros, a Comissão Europeia, actores não estatais, organizações intergovernamentais e das Nações Unidas, assim como com elementos da OMS.

 

A sua aprovação decorreu durante a 70ª sessão do Comité Regional Europeu da OMS que, pela primeira, devido à pandemia de Covid-19, se realizou virtualmente, em Setembro deste ano.

 

Saiba mais sobre o EPW aqui.

 

GCI/MA e PR