A OE é o actual garante da afirmação do reconhecimento e dignificação da profissão

• 30-04-2018

"Nestes dias recentes, datas relevantes para o País, bem como para os Enfermeiros, foram festejados. O seu significado vai muito para além da efeméride do dia, sendo de vital importância e actualidade, a compreensão plena do que representam.

No dia 21 de Abril, todo o colectivo profissional da Enfermagem, teve o vigésimo aniversário da sua Ordem. Para os Enfermeiros, torna-se importante perceber que a existência de uma associação pública que os represente, os defenda e assuma agir na busca dos seus anseios, é algo de valor inestimável.

Até há uns meses atrás, eram os próprios Enfermeiros que não se identificavam com a sua Ordem. Sua sim, pois esta só existe porque há Enfermeiros. E a Ordem não foi só uma conquista difícil e necessária no seu início, devia assertivamente ter crescido, demonstrando a sua mais valia para os cidadãos e membros, mas também trilhar um rumo para um futuro melhor para todos.

Tal não se verificou, infelizmente para nós Enfermeiros, nem para o País. Durante vários anos apresentou-se de forma letárgica e inoperante.

A Ordem dos Enfermeiros é o actual garante, da afirmação do reconhecimento e dignificação da profissão e da protecção dos cidadãos. A Ordem mudou. Os Enfermeiros têm de mudar. O cidadão têm de exigir uma mudança.

Os ditos valores de Abril, tão bem representados no 25 de Abril, tais como, democracia, liberdade, resiliência, verdade e força de mudança, onde o cravo é o símbolo, têm de ser o reflexo da vontade de emancipação que a Enfermagem anseia.

O movimento espontâneo de Setembro passado, utilizando o cravo, não o vermelho mas o branco, deve nortear o caminho para a tão ansiada mudança. Todos juntos!!!

Aproximando-nos de outra data relevante, o 1º de Maio, dia do trabalhador, também dia do trabalhador Enfermeiro, deve ser momento de acicatar todos a assumir a sua responsabilidade e determinação, em procurar defender os seus plenos direitos, pois também os têm, para além de deveres.

Enquanto Conselheiro do Conselho Jurisdicional, Presidente do Regional Centro, conjuntamente com a minha equipa e demais Órgãos Regionais, Nacionais e Bastonária, tudo faremos para fomentar a mudança de Todos e cada Um, para um Portugal diferente, um País melhor, uma Enfermagem Dignificada, Reabilitada e Valorizada.”

Enfermeiro Valter Amorim, Presidente do Conselho Jurisdicional Regional

CJR/VA GCI/MA