Aumentaram queixas de violência contra profissionais de saúde

  • 17-10-2019

Segundo os números divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS), houve mais 198 queixas de violência contra médicos e enfermeiros entre Janeiro e Junho deste ano do que no mesmo período de 2018.

 

Os enfermeiros são os profissionais de saúde que mais sofrem com estes incidentes, sendo 51% dos queixosos. Os médicos representam 27% das queixas e os assistentes técnicos 12%.

 

Na sua maioria, as queixas reportam situações de assédio moral (57%), 20% de violência verbal, seguindo-se as notificações de ataques físicos (13%).

 

Em 56% dos casos, os agressores foram os próprios doentes ou utentes. Os familiares dos pacientes representaram 21% dos perpetradores, enquanto 20% das queixas de violência foram contra outros profissionais de saúde.

 

No total, foram contabilizados 637 casos de violência contra profissionais de saúde nos primeiros seis meses de 2019. No ano passado, em igual período, foram registadas 439 queixas.

 

Desde 2006 que a DGS contabiliza os incidentes de violência contra profissionais de saúde no local de trabalho, mediante um sistema de notificações, e nos ao longo destes 13 anos, o número de queixas tem vindo a aumentar.

 

 

GCI/PR