A relevância da regulação e da Estrutura de Controlo da Qualidade

  • 06-04-2018

Queremos estar onde devemos estar, junto dos enfermeiros! Acreditamos, tal como refere a nossa Digníssima Bastonária Ana Rita Cavaco que “A realidade está no terreno, não num gabinete”.

 

É junto de vós, nos vossos contextos que pretendemos construir pontes para a resolução das diferentes situações.

 

Neste enquadramento nasceu a Estrutura de Controlo da Qualidade que tem por propósito: desenvolver intervenções que avaliem as condições do exercício profissional, nomeadamente, faça uma análise clara e objectiva da forma como o mesmo está a ser operacionalizado, defina correcções e fundamente propostas de melhoria, faça o respectivo acompanhamento e implementação das medidas instituídas e construa um referencial de boas práticas, para que a qualidade e segurança dos cuidados sejam uma realidade e um caminho. Só assim é que a regulação profissional, nos seus diversos domínios de intervenção, poderá conduzir ao reconhecimento e à dignificação profissional dos enfermeiros da SRCentro.

 

Ninguém está sozinho!

Desde o início da actividade da Estrutura de Controlo da Qualidade realizamos diversas Visitas de Acompanhamento do Exercício Profissional, na região centro, fruto de situações reportadas à SRCentro por cidadãos e profissionais de saúde, em particular enfermeiros.

 

Até ao momento visitámos 19 serviços de sete hospitais do Serviço Nacional de Saúde, dois centros de saúde, duas Unidades Locais de Saúde, uma estrutura residencial para idosos (privada), uma unidade de cuidados continuados e uma valência da ARS do Centro.

 

Destas visitas recolhemos informações para transmitir à tutela, realizamos reuniões com os responsáveis pelas instituições e com os enfermeiros, negociando a implementação das recomendações emanadas pela Estrutura de Controlo da Qualidade.

 

Não apoiamos a nossa intervenção numa política demagoga, estamos conscientes das dificuldades, mas acreditamos que numa lógica construtiva e de cooperação conseguimos fazer mais e melhor.

 

Lado a Lado com os enfermeiros é o propósito destes corpos sociais da OE e o caminho percorrido apesar de gratificante não tem sido isento de dificuldades.

Estamos motivados e conscientes dos desafios que temos pela frente. Parafraseando o Enfermeiro Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, “Se fosse fácil, já o teriam feito”.

 

Juliana Silva, Coordenadora da Estrutura de Controlo da Qualidade

ECQ/JS GCI/MA