“A mobilidade de enfermeiros coloca em risco a vida das pessoas”

  • 09-11-2018

Como orador convidado do I Seminário "Actualidades na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) - Desafios na Continuidade", Ricardo Correia de Matos manifestou que “a mobilidade de enfermeiros, seja de curta ou de longa duração, como forma de reagir às dotações inadequadas das instituições de saúde, coloca em risco a vida das pessoas”.

 

No âmbito do painel “Desafios e Constrangimentos na Prática dos cuidados de enfermagem na RNCCI”, o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, defendeu que “mais importante do que o número de enfermeiros, é assegurar que estão integrados no contexto, e que possuem os conhecimentos e as competências necessárias para prestar com qualidade e em segurança, os melhores cuidados às pessoas”.

 

Acrescentou ainda que só assim “conseguiremos, um dia, implementar a filosofia do magnet hospital, e obter os mesmos resultados de saúde, que os melhores sistemas de saúde internacionais publicam há mais de uma década. Dirão: é preciso dinheiro! Eu digo: é urgente mudar a filosofia de gestão em saúde!”.

 

Organizado pela Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, o I Seminário "Actualidades na RNCCI - Desafios na Continuidade” decorreu no dia 9 de Novembro, no Centro Paroquial São Pedro, em Cantanhede.

 

Sobre o Magnet Hospital:

Programa hospitalar desenvolvido pela American Nurses Credentialing Center (ANCC) - Centro Americano de Credenciação de Enfermeiros – que oferece às organizações de saúde a oportunidade de atender a padrões de excelência em 35 áreas relacionadas com a qualidade do atendimento que oferecem. A credenciação magnet rege-se por princípios de excelência e profissionalismo dentro dos hospitais, procurando:

- promover a qualidade num ambiente que apoia a prática profissional;

- identificar a excelência na prestação de serviços de enfermagem aos utentes/pacientes;

- divulgar das melhores práticas em serviços de enfermagem.

 

Devido à sua capacidade de atrair de forma “magnética” enfermeiros e reter profissionais de enfermagem altamente qualificados, a designação hospitalar magnet aumenta a excelência de um hospital, da sua equipa de enfermagem e, consequentemente, dos seus pacientes.

 

Pode saber mais sobre este programa aqui.

Jornal Boa Nova (foto) - GCI/PR