"35 anos a Cuidar" - Homenagem aos enfermeiros do CHUC

  • 13-05-2019

Em celebração do Dia Internacional do Enfermeiro, que se comemora a 12 de Maio, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) homenageou, nesta segunda-feira, dia 13 de Maio, os enfermeiros com mais de 35 anos de profissão e dedicação à prática de enfermagem.

 

Esta iniciativa, que pretende ser promovida anualmente pela Direcção de Enfermagem do CHUC, insere-se na campanha internacional que está a ser desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo International Council of Nurses (ICN) “Nursing Now”, visando a valorização do papel dos enfermeiros na melhoria das condições de saúde das populações.

 

Convidado a integrar a sessão solene, Ricardo Correia de Matos aproveitou a ocasião para prestar a sua homenagem a todos os 204 enfermeiros distinguidos e declarou que "cada um de nós tem a responsabilidade de construir, elevar e reconhecer todos aqueles que diariamente praticam os valores que fundaram este país. Para que sirvam, eles próprios de referência e de exemplo em como o mérito é o único caminho para a excelência.
O Papa Francisco anunciou no último sábado uma cimeira a realizar em 2020. A expectativa é de que o evento reúna jovens que tenham a coragem de serem "protagonistas da mudança" e responsáveis por construir um mundo melhor. O objectivo é criar um modelo económico diferente, que permita às pessoa viver e não matar, incluir e não excluir, humanizar e não desumanizar, cuidar da criação e não depredar. Quem melhor do que os enfermeiros, pela sua dimensão do cuidar holístico, para cumprir esta missão?
E este processo de liderança, de construção, começa aqui: no reconhecimento das melhores práticas, no reconhecimento da importância das pessoas nas organizações.

 

O Presidente da SRCentro terminou "agradecendo a todos os homenageados, na dimensão mais profunda do tratado de gratidão, que só na língua portuguesa é possível de comunicar. Obrigado! Obrigado significa comprometer-nos a algo. Eu digo obrigado, porque quero comprometer-me convosco, a continuar este caminho de valorização e desenvolvimento da melhor profissão do mundo. Muitos parabéns a todos!"

 

 

CDR/RM GCI/MA e PR