Ordem dos Enfermeiros reúne com deputados portugueses no Parlamento Europeu

Ordem dos Enfermeiros reúne com deputados portugueses no Parlamento Europeu

Considerando o início de novo mandato do Parlamento Europeu e no sentido da optimização da deslocação a Bruxelas para a reunião com os profissionais liberais alemães, a Ordem dos Enfermeiros (OE) solicitou uma audiência aos eurodeputados portugueses, representantes de cada família partidária.

Assim, durante os dias 4 e 5 de Novembro de 2009, a Enf.ª Teresa Oliveira Marçal – Vice-Presidente do Conselho Directivo da OE – e o Enf. Raul Fernandes – Assessor do Gabinete de Relações Internacionais (GRI) – deslocaram-se a Bruxelas onde puderam apresentar cumprimentos e votos de um mandato produtivo a cinco deputados: Vital Moreira (PS), Marisa Matias (BE), Ilda Figueiredo e João Almeida (PCP) e Nuno Melo (PP).

Aproveitando o momento, a OE apresentou um dossiê de análise dos diplomas europeus actualmente em discussão, dos quais destacamos as áreas de:
-  segurança clínica, onde se inclui a criação de condições favoráveis à prática, o combate às desigualdades em saúde e o planeamento de recursos humanos em saúde;
- mobilidade de profissionais e doentes na Europa e directivas ou propostas de directivas associadas
- saúde electrónica, e precauções necessárias à sua implementação.

Apresentámos ainda uma síntese da nossa actividade internacional, a qual mereceu elogios, nomeadamente a newsletter internacional* pela capacidade de trazer informação europeia e mundial aos nossos membros.

Reunião entre as profissões liberais portuguesas e alemãs

A primeira reunião entre profissionais liberais portugueses e alemães teve lugar na sede do Comité Económico e Social Europeu (CESE), em Bruxelas, no dia 5 de Novembro de 2009, merecendo o acolhimento de Staffan Nilsson, Presidente do Grupo III dessa importante instituição europeia.

A iniciativa partiu de Arno Metzler (Federação dos Profissionais Liberais Alemães) e de Carlos Pereira Martins (Conselho Nacional das Ordens Profissionais – Portugal), ambos consultores do CESE. O encontro permitiu a assinatura de um pacto de amizade e colaboração entre as profissões dos dois países.

A reunião incluiu debates relacionados com as profissões liberais na actualidade, o Processo de Bolonha, a directiva sobre reconhecimento profissional, a directiva dos serviços, a equivalência e formação exigidos para o exercício de uma profissão nos diferentes Estados-membros.

Todos os representantes das associações profissionais, participantes, abordaram ainda sucintamente as formas de organização e de regulação de cada uma das profissões envolvidas.

Da Alemanha participaram representantes de advogados, farmacêuticos e médicos; enquanto de Portugal participaram biólogos, economistas, enfermeiros e engenheiros. A Ordem dos Enfermeiros esteve representada pela  Enf.ª Teresa Oliveira Marçal e o Enf.º Raul Fernandes.


* Todas as newsletters internacionais podem ser encontradas no site da Ordem dos Enfermeiros e a sua subscrição pode ser solicitada através de e-mail para gri@ordemenfermeiros.pt.

 

lneves