OMS promove Fórum Virtual de Discussão Global – 1 a 12 de Fevereiro de 2010

OMS promove Fórum Virtual de Discussão Global – 1 a 12 de Fevereiro de 2010

 
Trabalhando em conjunto pela Saúde: contributos da colaboração interprofissional na educação e prática para melhores ganhos em saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) convida os interessados a integrar a Rede Global de Profissionais de Saúde (Health Professionals Global Network - HPGN) e a partilhar o seu conhecimento, experiência e opinião no Fórum Virtual de Discussão que decorrerá globalmente de 1 a 12 de Fevereiro de 2010.

Os assuntos em discussão neste fórum são:

    - Colaboração interprofissional em educação e prática em Cuidados de Saúde Primários (CSP), nomeadamente:
                         - Será esta colaboração uma realidade – qual o valor acrescentado e qual a sua experiência?
                         - O que temos em comum e como podemos usar isso para melhorar a Saúde global?

Contexto:

Em Junho de 2009, a OMS promoveu uma consulta global sobre a contribuição dos profissionais de saúde para os CSP e para a Agenda de Saúde Global. Nesta reunião, mais de 50 associações de profissionais de saúde:

- Discutiram os desafios e sinergias globais em Saúde para potenciar o trabalho em colaboração, atravessando fronteiras profissionais, para apoiar a abordagem através dos Cuidados de Saúde Primários.
- Estabeleceram a Rede Global de Profissionais de Saúde (Health Professionals Global Network), como fórum de partilha de experiências e perspectivas de como podem os profissionais de saúde contribuir para a Agenda de Saúde Global.
- Concordaram com a necessidade de uma acção colectiva para intensificar os esforços para reduzir as desigualdades em saúde.

Mais informação:

A primeira semana de debate incidirá sobre a partilha de experiências pessoais na colaboração interprofissional e em explorar ideias sobre como favorecer o seu sucesso. Durante a segunda semana, convida-se à partilha de ideias sobre como promover esta colaboração.

Para participar na discussão e aderir ao HPGN, visite o site www.hpgn.org e inscreva-se. Uma vez inscrito, receberá e-mails sobre como participar do fórum de discussão virtual global, bem como actualizações regulares sobre a sua actividade.

Durante estas duas semanas de fórum receberá duas mensagens diárias: a primeira para introduzir as questões do dia e a segunda com o resumo diário dos contributos. Depois de registado, pode participar no fórum simplesmente respondendo aos e-mails diários ou enviando uma mensagem para hpgn@hpgn.org. Pode igualmente entrar no site HPGN para procurar discussões arquivadas.

Notícia baseada no folheto divulgado pela OMS.

lneves