Estudo Internacional sobre cuidados de Enfermagem orais em Geriatria

Estudo Internacional sobre cuidados de Enfermagem orais em Geriatria

Um Centro de Investigação em Enfermagem Francês (Laboratoire de Recherche Infirmière (LaRI) du Département des Sciences Infirmières et Paramédicales (DSIP) de l’Ecole des Hautes Etudes en Santé Publique (EHESP))  está a levar a cabo um estudo internacional focado nas práticas de Enfermagem orais em geriatria denominado : IDAS 3.

O laboratório está à procura de enfermeiros experientes e que trabalhem em geriatria / gerontologia para preencherem um questionário sobre a prática de Enfermagem dentária e cuidados dentários em geriatria.

É de referir que médicos dentistas, com conhecimentos relevantes das práticas de enfermagem nesta área, também poderão responder a este questionário.

Este estudo, para além de identificar as várias práticas de cuidados orais e dentais num contexto internacional, também tem como objectivo, identificar inovações ou medidas de incentivo visando a melhoria destes cuidados.

Este estudo, numa primeira fase, começará com uma abordagem quantitativa baseada num questionário que será enviado aos enfermeiros e / ou Associações de Enfermagem.

Numa segunda fase, após conclusão da análise do questionário, serão estudados os países envolvidos na implementação de práticas inovadoras através de uma abordagem qualitativa. É de mencionar que esta abordagem far-se-á por meio de observação e entrevistas de campo.

Cerca de 28 países já responderam a este questionário e cinco estão neste momento a finalizá-lo, mas são precisos mais participantes, no mínimo 50 países.

A sua colaboração é fundamental e poderá ajudar na divulgação de todas as práticas inovadoras no domínio da higiene bocal e dentária e, consequentemente, ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos idosos institucionalizados.

Caso não seja a pessoa certa para preencher este questionário, poderá ajudar a equipe do LaRI da seguinte forma:

- Remetendo os contactos de e-mail ou endereço postal de pacientes ou de enfermeiros que trabalhem em geriatria;

- Remetendo os contactos de e-mail ou endereço postal para as diferentes organizações, a saber:

- Associações de Enfermagem;
- Hospitais / Clinicas públicos ou privados que sejam especializados na área de geriatria / gerontologia;
- Lares / Casas de repouso.

Para mais informações contacte o LaRI por e-mail (jerome.fernandes@ehesp.fr) ou visite a página de internet.  

tania