DGS lança registo do Aleitamento Materno

DGS lança registo do Aleitamento Materno

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgou hoje através de uma circular normativa (nº 26 /DSR de 29/06/2010) que já está disponível o Registo do Aleitamento Materno, a primeira base de dados nacional «capaz de responder às exigências estatísticas básicas e em conformidade com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde».

A DGS apela aos profissionais dos hospitais e centros de saúde, «interlocutores privilegiados na protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno», que participem neste registo patente na área reservada do site da DGS. A palavra-chave de acesso poderá ser pedida através do email ram@dgs.pt .

«Este registo está apto a receber dados, quer de um hospital / maternidade (monitorização da iniciação do Aleitamento Materno), quer dos centros de saúde (manutenção do Aleitamento Materno). No final de cada mês, cada uma das unidades de saúde que contribua para este registo receberá um relatório mensal dos dados introduzidos e anualmente a DGS publicará um relatório de carácter nacional.

Ana Saianda