A Ordem dos Enfermeiros colabora com a DECO PROTESTE na realização de estudo sobre cuidados em final de vida e cuidados paliativos. Participe!

A Ordem dos Enfermeiros colabora com a DECO PROTESTE na realização de estudo sobre cuidados em final de vida e cuidados paliativos. Participe!

A DECO PROTESTE em conjunto com as suas associações congéneres da Bélgica, Espanha e Itália está a levar a cabo um estudo sobre cuidados em final de vida e cuidados paliativos. Sendo que em Portugal, este estudo conta com a colaboração da Ordem dos Enfermeiros.

O principal objectivo deste estudo, é recolher informação sobre os cuidados prestados a doentes terminais e conhecer a sua «qualidade de vida» nos tempos que antecedem à sua morte.

Para o efeito a DECO PROTESTE, elaborou um questionário que abrange tanto os cuidados gerais em final de vida como os cuidados paliativos, mais especializados. Isto significa que todos os enfermeiros com alguma experiência no tratamento de doentes terminais podem responder a este questionário, independentemente de trabalharem ou não numa unidade de cuidados paliativos. 

Como interlocutor privilegiado na área dos cuidados de saúde, a sua experiência é essencial para estudar o funcionamento destes serviços.

A sua colaboração é muito importante para o sucesso deste estudo!

Para responder ao questionário aceda a seguinte ligação: http://perfectforms.euroconsumers.org/PerfectForms/player.htm?f=7HAgAgIE

A DECO PROTESTE garante que a sua privacidade está completamente salvaguardada, pois não será possível identificar o endereço de e-mail de quem preenche e envia o questionário através da Internet.

No entanto, se preferir preencher este questionário em papel deverá enviar um e-mail para enfermeiros@deco.proteste.pt indicando o seu nome e morada. Posteriormente receberá o questionário pelo correio, com um envelope RSF, para que devolva-o à DECO PROTESTE sem qualquer encargo.

As suas respostas são anónimas e serão apenas usadas na análise estatística deste estudo.

A Ordem dos Enfermeiros e o Departamento de Estudos Estatísticos da DECO PROTESTE agradecem a sua colaboração.

Participe!

tania