2ª Edição do Programa LPM

2ª Edição do Programa LPM

Apresentações dos Grupos da 2ª Edição do Programa LPM™

Consulte as apresentações feitas pelos Grupos durante a Cerimónia de Encerramento da 2ª Edição do Programa LPM.

«Os enfermeiros na Onda do teu Projecto de Saúde» - Líder - Enf.ª Filomena Ferreira

«INOVAEnfermagem» - Líder - Enf.º Raul Cordeiro

«Pelo direito ao Parto Normal - uma visão partilhada» - Líder - Enf.ª Lúcia Leite

«Bolsa piloto de enfermeiros para actuação em situação de catástrofe» Líder - Enf.ª Rosa Rodrigues

«Processo de implementação das Unidades de Cuidados na Comunidade» - Líder - Enf.ª Sónia Pereira

«Mais informação, melhor saúde» Enf.ª Margarida Filipe

Cerimónia de Encerramento da 2ª Edição do Programa LPM™

(2010-02-19)

Foi a 11 de Fevereiro de 2010 que se realizou a Cerimónia de Encerramento da 2ª Edição do Programa «Liderança Para a Mudança™» (LPM), uma iniciativa promovida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses - ICN) e desenvolvida em Portugal pela Ordem dos Enfermeiros (OE), visando contribuir para a formação dos enfermeiros enquanto líderes e gestores efectivos num ambiente de saúde em mudança constante.

A Cerimónia de Encerramento desta 2ª Edição do LPM decorreu no Auditório da Escola Superior de Enfermagem do Porto - ESEP (sede).

Além das intervenções da Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE, do Enf.º Paulo Parente, Presidente da ESEP, e da Enf.ª Paddie Blaney, Directora do LPM, o dia foi preenchido com a apresentação dos projectos desenvolvidos pelos formandos ao longo do curso e que focam temas tão diversos como a criação de uma bolsa de enfermeiros para situações de catástrofe, a elaboração de um documento de consenso em torno do parto normal, o acompanhamento do processo de implementação de Unidades de Cuidados na Comunidade, o desenvolvimento de uma campanha de informação sobre a melhor utilização dos serviços de saúde, a criação de um portal sobre inovação e liderança em Enfermagem e o desenvolvimento de sessões de sensibilização para o papel do enfermeiro no sistema de saúde e co-responsabilização dos jovens na criação dos seus projectos de saúde.   

«Os enfermeiros na Onda do teu Projecto de Saúde» - Partindo do objectivo de melhorar a imagem da profissão, este projecto teve como alvo um extenso grupo de jovens finalistas de quatro escolas secundárias do concelho de Aveiro. Foi junto destes 320 jovens que, através da apresentação de um vídeo, se chamou a atenção para a importância da profissão de Enfermagem no sistema de saúde, explicando a natureza e o âmbito dos cuidados de Enfermagem. Simultaneamente, estas sessões serviram para sensibilizar os jovens para estilos de vida saudáveis e para a necessidade de criarem, em conjunto com os profissionais de saúde, os seus projectos de saúde. Líder deste grupo - Enf.ª Filomena Ferreira.

«INOVAEnfermagem» - Este projecto aposta na visão e construção de um espaço inovador de partilha, reflexão e discussão de áreas entendidas como pertinentes para o desenvolvimento da liderança em Enfermagem. Defende que os enfermeiros terão um corpo de competências na área da inovação e liderança em Enfermagem que contribui para o compromisso efectivo dos enfermeiros nos cuidados de saúde. Por isso, este projecto visa a criação de uma rede de conhecimento a nível nacional e internacional sobre inovação e liderança em Enfermagem, suportada por um portal online. Líder deste grupo - Enf.º Raul Cordeiro.

«Pelo direito ao Parto Normal - uma visão partilhada» - Tendo tido início com uma campanha de sensibilização junto do grande público sobre o direito da mulher a ter um parto sem intervenções clínicas desnecessárias, este projecto visa a construção de um consenso alargado entre os profissionais intervenientes no parto, utilizando uma metodologia que inclua a perspectiva do cidadão. Este documento de consenso sobre os conceitos, os princípios e as práticas promotoras do parto normal deve servir de suporte ao posterior desenvolvimento de uma Estratégia Nacional de Humanização do Nascimento. Líder deste grupo - Enf.ª Lúcia Leite.

«Bolsa piloto de enfermeiros para actuação em situação de catástrofe» - Considerando a crescente ocorrência de catástrofes naturais, conflitos bélicos e acções terroristas, este projecto teve por objectivo criar uma bolsa de enfermeiros com formação específica para actuar em situações muito críticas e complexas de socorro às vítimas. Além de receber formação, de participar em simulacros e de, no futuro, poderem integrar equipas multidisciplinares de socorro em situação de catástrofe, esta bolsa piloto de 21 enfermeiros visa formar outros colegas nesta área de intervenção. Líder deste grupo - Enf.ª Rosa Rodrigues.

«Processo de implementação das Unidades de Cuidados na Comunidade» - Este projecto resulta de dois aspectos-chave: o progressivo envelhecimento da população e suas implicações para os sistemas de saúde; a constituição das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) como elementos vitais da reforma dos Cuidados de Saúde Primários enquanto cuidados de proximidade. Assim sendo, o grupo que desencadeou este projecto formou-se como uma assessoria no processo de candidatura, aprovação e implementação de sete UCC pertencentes a dois Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Leiria e de Aveiro Norte. No âmbito deste projecto, o grupo criou ainda um endereço de correio electrónico e um site para esclarecimento de dúvidas. Líder deste grupo - Enf.ª Sónia Pereira.

«Mais informação, melhor saúde» - Procurando informar devidamente a população para uma melhor utilização dos serviços de saúde - nomeadamente procurando evitar o recurso indevido aos serviços de urgência - este projecto assentou numa campanha de comunicação. Foram produzidos cartazes, panfletos e «mupis» com conselhos práticos sobre o recurso adequado aos serviços de saúde da Unidade Local de Matosinhos, tendo-se igualmente aproveitado alguns eventos locais e acções de Saúde Escolar para transmitir essa mensagem. Líder deste grupo - Enf.ª Margarida Filipe.

Todos os projectos desenvolvidos no âmbito da 2ª Edição do LPM foram concebidos de forma a terem continuidade após o encerramento do curso. 

Fotografias da cerimónia de graduação:

   
   
   
   
   
  

 

 

Consulte o programa do evento.

Encerramento da 2ª Edição do Programa Liderança Para a Mudança™

(2010-02-02)

Realiza-se no 11 de Fevereiro de 2010, Auditório da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Cerimónia de Encerramento da 2ª Edição do programa «Liderança Para a Mudança™» (LPM), iniciativa promovida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (Internacional Council of Nurses) – desenvolvida em Portugal pela Ordem dos Enfermeiros – e que visa contribuir para o desenvolvimento e afirmação dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente de saúde em mudança constante.
Este evento marca o fim de um percurso formativo, iniciado em 2008, e conta com 37 enfermeiros que procuraram melhorar as suas capacidades de liderança e gestão.

Esta iniciativa contará com as presenças da Enf.ª Maria Augusta Sousa, Digníssima Bastonária da OE, da Enf.ª Paddie Blaney, Directora do Programa Liderança Para a Mudança™ no ICN, e do Enf.º António Manuel Silva, Coordenador Nacional do Programa Liderança Para a Mudança™.

Os formandos desta 2ª Edição do Programa LPM apresentarão publicamente os resultados dos seis projectos de intervenção de grupo realizados durante esta edição. Será feita uma conferência sobre mentorado e informação sobre uma nova iniciativa do ICN, no âmbito da liderança avançada, dirigida a líderes de topo na área da saúde internacional. Os projectos a apresentar são multifacetados, abordam algumas das muitas áreas de intervenção dos enfermeiros e ilustram de que forma a liderança dos enfermeiros contribui para a melhoria de saúde dos Portugueses.

Consulte o programa do evento.

3º Workshop da 2ª Edição do Programa Liderança Para a Mudança™ - Comunicação Social e Políticas de Saúde em debate

(2009-02-02)

A Ordem dos Enfermeiros está a desenvolver em Portugal, desde 2007, o Programa Liderança Para a Mudança™, uma iniciativa do International Council of Nurses, que visa o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos.

Enquadrada no terceiro workshop da 2ª Edição do Programa Liderança Para a Mudança™, a Ordem dos Enfermeiros vai organizar no Porto, no Auditório Principal do Centro Hospitalar do Porto (Hospital de Santo António) uma Conferência dedicada aos Media e uma Conferência subordinada ao tema Desenvolvimento de Políticas. Os dois eventos decorrerão, respectivamente, nos dias 18 e 19 de Fevereiro.

Os senhores enfermeiros que estejam interessados em participar nestas iniciativas deverão inscrever-se para uma ou para as duas sessões através do e-mail lpm2008@ordemenfermeiros.pt até ao próximo dia 11 de Fevereiro.

Mais sublinhamos que a inscrição no evento é limitada à capacidade da sala.
Se necessitar de mais alguma informação adicional acerca desta iniciativa por favor contacte
 
            Gabinete de Relações Internacionais
            Ordem dos Enfermeiros
            Tel.: 218455233 fax: 218455259
            E-mail: lpm2008@ordemenfermeiros.pt
Participe! Contamos com a sua participação!

ICN faz alteração na direcção do Programa «Liderança Para a Mudança™» (LPM)

O International Council of Nurses (ICN) no ano 2008, fez na sua estrutura organizacional, uma alteração na direcção do Programa LPM. A Enf.ª Stefanie Ferguson, até então Directora do Programa LPM, deixa o seu cargo dando lugar à Enf.ª Paddie Blaney a actual Directora do LPM.

Patricia (Paddie) Blaney

 Paddie Blaney, Directora do Programa LPM 

1981 - Enfermeira, Irlanda do Norte

1996 - Curso de Enfermagem [BSc (Hons)], Universidade de Manchester, Inglaterra

2001 - Mestrado em Aspectos Legais da Prática Médica, Universidade de Cardiff, País de Gales.

Exerceu Enfermagem em serviços de ortopedia, traumatologia, cirurgia geral e cuidados intensivos. Após quase sete anos como enfermeira-chefe, trabalhou no Departamento de Finanças e Aprovisionamento de um hospital distrital de grandes dimensões.

Exerceu um cargo de direcção no Departamento de Saúde na Irlanda do Norte, tendo a seu cargo a regulação profissional, educação, recursos humanos, investigação e desenvolvimento.

Foi Directora Executiva do Conselho de Prática e Educação da Irlanda do Norte para a Enfermagem e Enfermagem Obstétrica, organismos que se dedica ao apoio do exercício, educação e desenvolvimento profissional, antes de assumir o cargo de Consultora de Enfermagem no ICN.

2ª Edição do Programa «Liderança para a Mudança»

(2007-11-16)

A Ordem dos Enfermeiros vai organizar, a partir de Fevereiro de 2008, a segunda Edição do Programa «Liderança para a Mudança™». Num contexto de permanente mudança, em que a polivalência e a multidisciplinaridade são cada vez mais ferramentas com que se têm de dotar os profissionais de enfermagem, este programa procura, através da realização de workshops de formação/acção, dotar os enfermeiros de ferramentas de trabalho em termos de liderança e gestão.

O Programa «Liderança para a Mudança™» é uma iniciativa criada pelo International Council of Nurses (ICN) que tem vindo a ser desenvolvida com sucesso em vários países e que a Ordem dos Enfermeiros se associou desde o ano passado. Os bons resultados que estão a ser obtidos pelos formandos do primeiro grupo deste programa levam a Ordem dos Enfermeiros a abrir um novo Programa de Formação, que terá início em Fevereiro de 2008.
 
As candidaturas estão abertas até às 24 horas do dia 5 de Dezembro de 2007 e deverão ser enviadas para o e-mail lpm2008@ordemenfermeiros.pt.
 
Lista dos candidatos seleccionados
O Conselho Consultivo do Programa Liderança para a Mudança da Ordem dos Enfermeiros reuniu para seleccionar os participantes no programa.
 
Requisitos de selecção:
O Conselho Consultivo do Programa «Liderança para a mudança™» definiu alguns requisitos obrigatórios, critérios preferenciais de selecção tendo em vista a constituição do grupo definitivo de participantes.
 
Requisitos de aceitação da candidatura
• Ser membro da OE com a inscrição em vigor e cédula profissional válida;
• Exercer a profissão há, pelo menos, 10 anos;
• Ter, pelo menos, mais 15 anos de vida profissional activa (por outras palavras, ter, previsivelmente, pelo menos mais 15 anos de trabalho pela frente);
• Ter o mínimo de dois anos de gestão continuada de serviços de enfermagem e/ou liderança de equipas ou projectos;
•  Assinar um contrato de compromisso de empenhamento e assiduidade durante os dois anos de duração do programa, comprometendo-se a frequentar e a participar activamente.
 
Critérios preferenciais de selecção
• Participação activa em associações profissionais, cívicas ou políticas;
•  Formação pós-graduada com mínimo de um ano de duração na área de enfermagem e/ou de gestão;
• Ter experiência na liderança de projectos;
• Tempo de serviço;
• Desenvolvimento de outras actividades que tenham contribuído para o desenvolvimento da enfermagem e/ou dos serviços de saúde;
Critério de desempate:
Em caso de empate será escolhido o (s) candidato (s) que tiver menor idade
 
Composição do grupo de formandos
O grupo de 35 formandos escolhido para a 2ª edição do Programa de Liderança para a Mudança terá a seguinte composição:
 
24 enfermeiras e 11 enfermeiros
 
Estes deverão ter a seguinte origem geográfica:
• Secção Regional dos Açores: 2 formandos
• Secção Regional do Centro: 8 formandos
• Secção Regional da Madeira: 2 formandos
• Secção Regional do Norte: 10 formandos
• Secção Regional do Sul: 13 formandos
 
Além disso, deverão ter a seguinte origem profissional:
 
• Cuidados Saúde Primários: 16 formandos que aí desempenhem funções;
• Cuidados Hospitalares: 16 formandos que aí desempenhem funções;
• Estabelecimentos de Ensino Superior: 3 enfermeiros que sejam docentes em estabelecimentos onde é leccionada a Licenciatura em Enfermagem.

No que respeita à selecção de três enfermeiros que desempenhem funções de docência, a Ordem dos Enfermeiros enviou um convite a todos os estabelecimentos de ensino superior onde é leccionada Licenciatura em Enfermagem para que apresentem a candidatura de um (e apenas um dos seus docentes).
Os três enfermeiros escolhidos serão seleccionados a partir do total das candidaturas submetidas pelas Escolas.
 
É de realçar que as instituições que nomearem um docente para participar no Programa «Liderança para a mudança™» deverão enviar uma comunicação (para o e-mail lpm2008@ordemenfermeiros.pt informando o Conselho Consultivo da pessoa escolhida para frequentar esta iniciativa).
 
Contudo, os enfermeiros docentes terão de reforçar a sua candidatura anexando-lhe a carta de recomendação emitida pelo Conselho Directivo do Estabelecimento de Ensino respectivo.

Processo de selecção:

O processo de selecção dos formandos que irão frequentar o «Liderança para a Mudança™» irá decorrer em duas fases.
 
1ª fase: Selecção de cariz administrativo – Será efectuada uma análise tendo por base os critérios acima definidos. Serão automaticamente excluídos os candidatos cujo perfil não vá ao encontro dos requisitos definidos pelo Conselho Consultivo. Do conjunto dos restantes será feita uma selecção dos candidatos que passarão à segunda fase.
 
2ª fase: Os candidatos que chegarem a esta fase serão sujeitos a uma entrevista individual que procurará analisar as motivações que os levam a querer frequentar o Programa «Liderança para a mudança™», sendo que estas entrevistas serão realizadas por membros do Conselho Consultivo e terão um carácter eliminatório.
 
Se não forem apresentadas 35 candidaturas ou se o Conselho Consultivo considerar que os candidatos não preenchem os requisitos definidos, o programa poderá funcionar com um número se participantes inferior ao inicialmente previsto.
 
Admissão de candidatos:
 
A lista com os nomes dos candidatos admitidos para a 2ª edição do Programa «Liderança para a mudança™» será divulgada na página da internet da Ordem dos Enfermeiros no dia 21 de Janeiro de 2008. Os participantes escolhidos serão contactados individualmente.
 
Não há possibilidade de recurso das decisões do Conselho Consultivo.
 
Calendarização da 2ª edição do Programa «Liderança para a mudança™»:
Workshop 1 (Porto): 11-15 Fevereiro 2008
Workshop 2 (Porto): 25 Agosto-1 Setembro 2008
Workshop 3 (Porto): 16-23 Fevereiro 2009
Workshop 4 (Porto): 8-15 Fevereiro 2010 (3 dias completos workshop e 5 dias workshop Formação de Formadores)
 
Organização dos workshops:
 
Os quatro workshops irão ser realizados na cidade do Porto. Mas poderá existir a possibilidade de algum destes encontros poder vir a decorrer em Lisboa ou em Coimbra. Se tal vier a acontecer, os participantes serão informados da alteração do local de realização do workshop com, pelo menos, seis meses de antecedência.
 
As sessões do workshop decorrerão em inglês. Contudo, está assegurada a interpretação sequencial para português. A organização assegura a distribuição de todos os textos oficiais de apoio ao Programa em português, todavia, é possível que alguns textos sejam disponibilizados em inglês, francês ou espanhol (as línguas oficiais do ICN).
 
Durante a realização do «Liderança para a Mudança™» serão seleccionados até dez participantes para frequentarem o Programa de Formação de Formadores do Programa «Liderança para a Mudança™», que decorrerá nos dias imediatamente seguintes à realização do quarto workshops (11 a 15 de Fevereiro de 2010).
 
À semelhança do que aconteceu durante a 1ª edição desta iniciativa, todas as actividades serão orientadas pela Professora Doutora Stephanie Ferguson.
 

Stephanie Ferguson

Stephanie Ferguson, Antiga Directora do LPM  

1985 - Enfermeira, USA
1987 - Mestrado em Enfermagem, USA
1996 - Doutoramento em Enfermagem, USA

Especialista clínica em peri e neonatologia

Docente em cursos de enfermagem em diversas universidades e coordenadora do programa de doutoramento em enfermagem da Universidade de George Mason, USA

Trabalhou como consultora na Casa Branca, no Departamento de Saúde dos USA, no Departamento da Defesa, na Cruz Vermelha Internacional, na Organização Pan-Americana de Saúde

Pode consultar aqui informação detalhada sobre o programa.

adomingos