Mensagem da Bastonária Ana Rita Cavaco
Ninguém está Sozinho
Mais uma etapa, mais uma conquista! Eis o novo site institucional da Ordem dos Enfermeiros, um site ao serviço dos membros e da população. A transformação de que falámos na tomada de posse está bem presente neste projecto: uma visão de futuro, descomplexada e multifacetada, que aproveita a evolução tecnológica para proporcionar novas funcionalidades.
Nesta matéria, há a destacar o Balcão Único. Partindo de uma exigência legal, esta plataforma digital traduz-se na simplificação de processos para os enfermeiros, mas também para os cidadãos que queiram participar nas actividades da Ordem.
Queremos que este novo site seja potenciador de uma melhor relação da Ordem com os diversos públicos, permitindo um acesso mais rápido e confortável à informação. Sempre em condições de excelência, independentemente do dispositivo utilizado – seja um computador tradicional ou um iphone de última geração. Desta forma, promove-se o envolvimento da Ordem com todos e de todos com a Ordem.
Fomos eleitos com a promessa de que estaríamos ao lado dos enfermeiros, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior e regiões autónomas. Disso não abdicamos: ouvir cada colega, sentir os seus anseios, responder a cada dúvida e ser capaz de estar à altura da esperança que depositam na sua Ordem Profissional.
O tempo é de mudança. Prometemos que falaríamos claro, aos enfermeiros e ao País, sem medo. Assim é e assim será. Num momento crítico para o Sistema Nacional de Saúde, é preciso deixar claro que a Ordem dos Enfermeiros é intransigente na luta por serviços de qualidade e em segurança. Estaremos ao lado dos enfermeiros porque só assim será possível proteger as pessoas, cuidar de cada uma delas como cada uma merece ser cuidada. A verdade é que os enfermeiros não aguentam continuar a carregar, com o seu profissionalismo, voluntarismo e enorme esforço físico e mental, um sistema que deixa degradar a qualidade dos serviços prestados.
Estamos a viver um tempo novo. Não contem connosco para sermos cúmplices do “deixa andar”. O País precisa de uma Ordem dos Enfermeiros forte, responsável e suficientemente ousada para combater os vícios de um sistema refém de anos de decisões erradas.
O lançamento deste novo site é um “passo de gigante” no caminho que traçámos.
Usufrua ao máximo das suas potencialidades!
Aos enfermeiros e aos portugueses, a nossa garantia: ninguém está sozinho.
Bast/ARC - GCI/LCN