Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
 
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Pareceres / Pronúncias
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Benefícios para os membros
 

Tomadas de Posição

Imprimir página
 
Ordem dos Enfermeiros > Tomadas de Posição
Tomadas de Posição da Ordem dos Enfermeiros 
DivulgaçãoTítuloAssunto
11-Ago-2015 Tomada de Posição sobre a Gestão dos Cuidados de Enfermagem no Seio da Reforma dos Cuidados de Saúde PrimáriosO Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros elaborou, no dia 6 de agosto de 2015, uma Tomada de Posição sobre a Gestão de Cuidados de Enfermagem no Seio da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários. (GCI/PG)
05-Mai-2014 Tomada de Posição sobre «Assegurar o direito da grávida a cuidados seguros e de qualidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica»O Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros (OE) adotou, a 05 de maio de 2014, uma Tomada de Posição sobre o «Assegurar o direito da grávida a cuidados seguros e de qualidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica». (CD - GCI/PG)
27-Jul-2012 Tomada de Posição sobre Reprocessamento de Dispositivos Médicos de Uso ÚnicoO Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros (OE) adotou, a 18 de julho de 2012, uma Tomada de Posição sobre o Reprocessamento de Dispositivos Médicos de Uso Único, a qual poderá ser consultada aqui. (CD/BN - GCI/AS)
04-Jul-2012 Tomada de Posição relativamente à defesa do acesso dos cidadãos a cuidados de EnfermagemReunido hoje, 4 de julho de 2012, o Conselho Diretivo da OE aprovou uma Tomada de Posição relativamente ao modelo adoptado pela ARS - LVT para a contratação de enfermeiros para os 22 Agrupamentos de Centros de Saúde da área da Grande Lisboa. (CD - GCI/AS)
24-Fev-2012 Formação assegurada por enfermeiros a outros profissionais que não enfermeirosPerante o facto de enfermeiros estarem a ser convidados para participar em ações de formação destinadas a técnicos de saúde, o Conselho Diretivo da OE emitiu a seguinte Tomada de Posição. (CD/Bast - SecExe - GCI/LCN)
11-Mar-2011 Tomada de Posição sobre Modelo de Desenvolvimento ProfissionalEsta Tomada de Posição da Ordem dos Enfermeiros foi apresentada pelo Conselho Directivo na Assembleia Geral ordinária de 5 de Março de 2011, onde foi aprovada. (MAG/HZ - GCI/AS)
26-Nov-2010 Vontade anteriormente manifestada para decisões de fim de vidaO Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, reunido a 17 de Novembro de 2010, deliberou assumir o Parecer do Conselho Jurisdicional nº 245 / 2010 como tomada de posição da OE. Apresentamos aqui esse documento. (SecExe/AD - GCI/LCN)
16-Jun-2010 Medidas Políticas para o Reconhecimento e Consolidação da Profissão de EnfermagemEsta Tomada de Posição da Ordem dos Enfermeiros foi apresentada pelo Conselho Directivo na Assembleia Geral Ordinária de 29 de Maio de 2010, onde foi aprovada. (SecBast/ASP - CD/JB - GCI/AS/LCN)
07-Out-2009 Legistatura 2009/2013O Conselho Directivo da OE elaborou uma Tomada de Posição sobre a Nova Legislatura 2009-2013. (CD/JB - GCI/LCN)
06-Jun-2009 Tomada de Posição sobre colheita de sangue para análise em pessoas com suspeita de HIV positivoO Conselho Directivo da OE, reunido a 1 de Abril de 2009, assumiu como Tomada de Posição da OE o Parecer Conjunto do CE e do CJ nº 5 / 2009 sobre a colheita de sangue para análise em pessoas com suspeita de HIV positivo. (GCI/LCN)
01-Set-2008 Tomada de Posição sobre administração de vacinas e injectáveis nas farmáciasCom o anúncio do início de Acções de Formação para Farmacêuticos para poderem administra vacinas e injectáveis nas Farmácias, a OE emitiu uma Tomada de Posição com orientações relativas à administração de vacinas e injectáveis nas farmácias. (GCI/PG)
15-Mar-2008 Tomada de Posição aprovada na AG de 15 de Março de 2008A Tomada de Posição aprovada na Assembleia Geral da OE aborda uma das competências da Ordem: desenvolver as medidas que melhor materializem os seus desígnios fundamentais. (GCI/LCN)
23-Abr-2007 Tomada de Posição sobre DelegaçãoO Conselho Jurisdicional, seguindo uma solicitação do Conselho Directivo (CD) no que respeita à Delegação, elaborou uma proposta de Enunciado de Posição que o CD (Parecer 136/2007) assumiu como orientação para o Exercício Profissional.
15-Mar-2007 Enunciado de Posição sobre Consentimento InformadoO enquadramento e a fundamentação ética, deontológica e jurídica do Consentimento Informado para Intervenções de Enfermagem que se apresentam, suportam o enunciado de posição.
15-Mar-2007 Enunciado de Posição sobre Protecção de CriançasO enquadramento (fundamentação ética, deontológica e jurídica) sobre a protecção de crianças que se apresenta, suporta o enunciado de posição, no final do documento.
17-Jan-2007 Enunciado de Posição sobre Enfermagem no Pré-hospitalarEste Enunciado de Posição aborda orientações relativas às atribuições do Enfermeiro no Pré-hospitalar, onde a intervenção clínica visa garantir a prestação de cuidados de saúde em situações de doença súbita e / ou acidente.
28-Dez-2006 Tomada de Posição sobre o Controlo da AssiduidadeNa sequência de um Press Release, a OE divulgou uma Tomada de Posição referente ao Controlo da Assuidade dos profissionais de saúde.
08-Mai-2006 Tomada de Posição sobre o Processo de BolonhaA Ordem dos Enfermeiros, como as restantes Ordens Profissionais, acompanhando o desenvolvimento do Processo de Bolonha pelas implicações daí decorrentes para a certificação profissional, ou seja, para o acesso à profissão, emitiu esta Tomada de Posição.
02-Mai-2006 Tomada de Posição sobre Segurança do ClienteAs preocupações na área da segurança, o princípio de responsabilidade ligada à prevenção e precaução, os fundamentos éticos e deontológicos fundamentam a Tomada de Posição Segurança do Cliente.
26-Abr-2006 Tomada de Posição sobre Investigação em EnfermagemA Ordem dos Enfermeiros não pode ficar alheia ao desenvolvimento de trabalhos científicos produzidos por um elevado número de enfermeiros e quanto têm contribuído para o aumento do conhecimento em Enfermagem, daí a emissão desta Tomada de Posição.
07-Set-2004 Enunciado de Posição sobre as atribuições do enfermeiro circulanteEste enunciado de posição aborda as orientações relativas às atribuições do enfermeiro circulante.
 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros