Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Secção Regional do Sul
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Secção Regional
Contactos
Membros
Informação
Noticias SRSul
Imprensa Diária
Protocolos
Ligações de Interesse
Estabelecimentos de Ensino de Enfermagem
Legislação
Eventos da SR
Agenda
Parcerias
 

Informação

Imprimir página
Secção Regional do Sul 
17-05-2017 
Secção Regional do Sul reconhece o desempenho dos Enfermeiros 
No Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de Maio de 2017, a Secção Regional do Sul realizou uma cerimónia na Sede Nacional da Ordem dos Enfermeiros, na qual, num ambiente de proximidade e reencontro, revelou os resultados do concurso do Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa, atribuiu quatro Homenagens Carreira e reconheceu o desempenho de três equipas do Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa.

O Júri do concurso do Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa 2017, constituído pela Professora Doutora Helena José, Doutora Maria José Costa Dias e Professor Doutor José Vilelas, entendeu não atribuir Prémio no presente ano e atribuir duas Menções Honrosas, as quais foram atribuídas aos seguintes trabalhos:

Perceção dos enfermeiros sobre o
planeamento da alta hospitalar em Portugal

Hospital Distrital de Santarém, EPE

 

Investigadores:

Ana Lúcia João

Carla Nunes

Maria Graça Lanhoso

Sílvia Venda

Teresa Guerreiro

Vera António

 

Impacto do fator nutricional no crescimento das crianças com paralisia cerebral: a intervenção do enfermeiro

Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão

Investigadora:

Joana Mendes Marques

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Secção Regional do Sul reconheceu quatro Enfermeiros pelos seus percursos profissionais que dignificam a profissão de Enfermagem em vários âmbitos de actuação. Foram prestados os respectivos reconhecimentos aos Enfermeiros atribuindo as seguintes Homenagens Carreira:

Augusta Pinheiro

Enfermeira Graduada do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, de Lisboa. Enfermeira Estomaterapeuta com ligações à Liga Portuguesa contra o Cancro e à Associação dos Doentes Ostomizados. Desde cedo dedicou a sua atenção a vítimas de cancro no Instituto Português de Oncologia, nomeadamente a doentes ostomizados (pessoa que sofreu uma intervenção cirúrgica através da qual se fez uma abertura numa parte do corpo permitindo a comunicação com o meio exterior), que além de se encontrarem numa condição dependente e traumatizante, apresentam um quadro emocional igualmente debilitado. Além da componente técnica na qual se especializou, Augusta Pinheiro prezou por todo o seu envolvimento no cuidar emocional dos seus doentes.

 

 

Helena José

Doutorada em Enfermagem pela Universidade de Lisboa, é Mestre e Especialista em Comunicação em Saúde e Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Foi Professora na Universidade Católica Portuguesa, tendo publicado vários artigos em revistas especializadas e trabalhos em actas de eventos, possuindo quatro livros publicados, sendo um deles “Humor nos Cuidados de Enfermagem - Vivências de Doentes e Enfermeiros”. Actualmente é Coordenadora do Centro de Formação de Saúde Multiperfil, Luanda. 

 

 

Mário Martins

Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Pública, Doutorado pela Universidad de Extremadura (Espanha), lecciona há mais de quinze anos na Escola Superior de Saúde de Portalegre.

 

 

António Viegas

Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Pública, desenhou o seu percurso profissional na Escola do Serviço de Saúde Militar e no Hospital do Barreiro, onde exerce há mais de vinte e dois anos, sendo o actual Enfermeiro Director do Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

 

Pela primeira vez, foi atribuída uma Homenagem Espírito de Missão 2017 referente a um acontecimento que marcou o ano até esta data.

Esta homenagem foi atribuída aos Enfermeiros dos serviços clínicos de Medicina Interna III, Urgência Geral e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de S. Francisco Xavier, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, que em virtude dos acontecimentos verificados no dia 5 de Abril de 2017, quando deflagrou um incêndio no hospital, demonstraram um elevado espírito de missão e abnegação, arriscando a própria vida na salvaguarda da segurança dos doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente daquele hospital.



Um especial louvor aos colegas que não estando presentes fisicamente nesta cerimónia, foram de reconhecido mérito na sua intervenção, ajudando a evitar desta forma que este incidente acabasse em tragédia.

 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros