Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Secção Regional do Sul
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Secção Regional
Contactos
Membros
Informação
Noticias SRSul
Imprensa Diária
Protocolos
Ligações de Interesse
Estabelecimentos de Ensino de Enfermagem
Legislação
Eventos da SR
Agenda
Parcerias
 

Informação

Imprimir página
Secção Regional do Sul 
23-06-2017 
Enfermeiros, Parceiros a formar cidadãos desde pequeninos 
 

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Criança, foi a vez dos mais novos se iniciarem na aprendizagem em manobras que salvam vidas.

Cinco Enfermeiros da Secção Regional do Sul, peritos em urgência e cuidados intensivos, juntaram-se a uma turma do 4.º ano da Escola Básica de Manique de Cima, acompanhados pela respectiva Professora, para os capacitar em noções básicas de Suporte Básico de Vida.

Apesar de esta actividade ter como objectivo sensibilizar as crianças a reagir em situações críticas, estiveram envolvidas num ambiente alegre, extremamente participativas e activas, colocando muitas questões sobre situações reais do dia-a-dia, correlacionando os ensinamentos com situações já vividas com os seus familiares.

Uma das principais preocupações dos Enfermeiros junto destas crianças foi a de capacitar para o accionamento do 112.

Com recurso a material técnico, as crianças praticaram compressões cardíacas, realização do VOS (ver, ouvir, sentir) e a posição lateral de segurança.

Esta iniciativa decorre de uma parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Manique de Cima e do Jardim de Infância Padre Agostinho da Motta, que nos primeiros meses do ano receberam igualmente formação em noções básicas de Suporte Básico de Vida.

 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros