Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Secção Regional da R.A. da Madeira
 
Ignorar hiperligações de navegação
A Secção Regional
Membros
Informação
Tomadas de Posição
Legislação
Eventos da SR
Agenda
Procurar
Parcerias
 

Agenda

Imprimir página
Agenda 
De: 22-01-2011 00:00  a: 31-01-2011 00:00  Local: Funchal 
Conferência: Valor Económico e Social dos Cuidados de Enfermagem 

"Valor Económico e Social dos Cuidados de Enfermagem"

Os Cuidados e Enfermagem possuem um valor económico e social que, hoje em dia, é passível de, em grande parte, quantificar.
De facto, o "Serviço de Enfermagem" nas diferentes organizações, ou seja, todos os recursos (humanos, materiais/equipamentos, financeiros, informacionais, etc.) afectos à prestação de cuidados de enfermagem, visto na perspectiva tradicional dos "gestores", apenas comporta custos, cujo preço, formulado com base nos factores de ponderação habituais, se tem mostrado insuficiente para os colmatar. E, como habitualmente os critérios e os autores (sem a participação de Enfermeiros nem cidadãos / utentes) presentes em sede de contratualização de serviços e de financiamento da saúde são muito pouco "utente/enfermagem-sensíveis", fácil se torna convencer os políticos, os habituais decisores e os média de que os Enfermeiros, em vez de significarem mais e melhor saúde  e, por conseguinte, investimento e mais-valias com retorno assegurado para todos, são considerados, de modo erróneo, como meros custos que urge, a todo o custo e por todos os meios, reduzir e controlar.
É, pois, sobre esta temática que nos iremos debruçar no próximo dia 22 de Janeiro, no evento sobre "O Valor Económico e Social dos Cuidados de Enfermagem".
Por considerarmos estas questões de interesse para os nossos utentes, profissionais, decisores e comunidade em geral, sugerimos a sua participação.
Na convicção de que, sem a participação esclarecida de todos, dificilmente se fará o necessário caminho em direcção à consideração da mais-valia que constitui o contributo do "trabalho" do Enfermeiro para a performance e resultados, incluindo os de natureza económica, das nossas organizações.

FOTOS DO EVENTO

 

 

Consulte aqui o Cartaz do Evento

 

 

 

FOTOS DA CONFERÊNCIA

 

01-01-2011  SF 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros