Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Secção Regional da R.A. dos Açores
 
Ignorar hiperligações de navegação
A Secção Regional
Membros
Informação
Notícias Regionais
Galeria de Imagens
Projectos e Programas
Eventos da SR
Agenda
Intervenções da Secção Regional
Os Enfermeiros e...
Protocolos
Investigação
 

Informação

Imprimir página
Notícias Regionais 
22-06-2016 
Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros realiza visita ao Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada 
Os Presidentes dos Conselhos Diretivo e Jurisdicional Regional, os enfermeiros Luís Furtado e Ricardo Pacheco, respetivamente, levaram ontem a cabo uma visita de acompanhamento do exercício profissional ao Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada. Esta visita teve o intuito de conhecer a realidade do exercício dos enfermeiros neste contexto de prática clínica, por todos reconhecido como específico. A visita iniciou-se com uma reunião com o colega que estava ao serviço naquele momento, que procedeu ao enquadramento daquilo que é a intervenção dos enfermeiros naquela realidade e que decorre em condições ímpares no território nacional, uma vez que os profissionais de enfermagem que lá exercem estão vinculados ao Serviço Regional de Saúde, não se tratando, deste modo, de uma prestação de serviços. Esta é uma situação que na ótica dos profissionais e da direção do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada se reveste de importância, como garante de qualidade e segurança nos cuidados prestados, assegurando-os, em horário desfasado, 365 dias por ano. Foi feito um enfoque especial às iniciativas de cariz preventivo, alicerçadas na educação para a saúde, mas também se falou da penosidade e do risco associados ao exercício da profissão neste contexto.
Da visita fez ainda parte uma reunião com o Diretor do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, Dr. Luís Monteiro, que reconheceu o importante papel desempenhado pelos enfermeiros naquela comunidade, sendo prova deste reconhecimento o facto da Conselho Técnico deste estabelecimento integrar na sua composição, um enfermeiro (o enfermeiro Fernando Felgueiras). O Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada foi o primeiro no País a integrar um enfermeiro neste órgão.
Um outro aspeto importante e que levou à realização desta visita de acompanhamento do exercício profissional prendeu-se com a questão da privação dos reclusos em aceder a cuidados de enfermagem, assim como a administração de fármacos por parte de não-enfermeiros nos estabelecimentos prisionais. No Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, graças ao esforço e dedicação dos profissionais de enfermagem, estas situações não foram verificadas.
GCI\LC\LL 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros