Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Secção Regional da R.A. dos Açores
 
Ignorar hiperligações de navegação
A Secção Regional
Membros
Informação
Notícias Regionais
Galeria de Imagens
Projectos e Programas
Eventos da SR
Agenda
Intervenções da Secção Regional
Os Enfermeiros e...
Protocolos
Investigação
 

Informação

Imprimir página
 
01-04-2013 
Inserção Profissional e Percursos Formativos dos Enfermeiros Recém-Licenciados 

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAA da OE), levou a cabo o estudo “Inserção Profissional e Percursos Formativos dos Enfermeiros Recém-Licenciados” que visou aferir a atual situação laboral dos Enfermeiros inscritos nesta Secção entre 2008 e 2012 e compreender e contextualizar, o fenómeno do desemprego entre os jovens Enfermeiros na Região. Este estudo permitiu, igualmente, apurar as intenções formativas desta população, assim como a natureza da sua primeira experiência no mundo do trabalho.

Participaram no estudo 321 enfermeiros. A maioria é do género feminino (82,0%, n = 263) enquanto o género masculino se encontra representado pelos restantes 18,0% (n = 58).

Um pouco mais de metade da amostra encontra-se no escalão 20-25 anos (53,9%). A maioria é natural dos Açores (80,1%,), sendo (44,2%) residentes em São Miguel e (31,8%) na Ilha Terceira.

83,8% dos inquiridos frequentou a Universidade dos Açores. A média de conclusão foi de 14,7 valores.

Quanto à actual situação laboral, um pouco mais de metade da amostra indica ter um vínculo laboral estável (50,2%). Os desempregados representam 14,3% do total de inquiridos.

Pode consultar o estudo aqui.

 

CDR\LRF\apm 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros