Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
 
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Pareceres / Pronúncias
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE®
Biblioteca Móvel (BM)
Grupo de Interesse Jovens Enfermeiros
Liderança Para a Mudança (LPM)
Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem
Fórum Nacional Álcool e Saúde
Rede de Enfermagem da CPLP
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Benefícios para os membros
 

Projectos e Programas

Imprimir página
Projectos e Programas 
 
Grupo de Interesse de Jovens Enfermeiros 

No âmbito do mandato da Ordem dos Enfermeiros (OE) para o período 2008-2013 foi criado um grupo de interesse que deveria de forma mais dedicada envolver-se com os jovens enfermeiros.

Este é um grupo alvo muito difuso e muito pouco clarificado, mesmo no que aos escalões etários diz respeito. Acreditar, portanto, que este é um grupo coeso e em estadios semelhantes de desenvolvimento profissional, nomeadamente de compreensão do papel do seu regulador (a OE), é um erro que não deve ser cometido. Os objectivos e estratégias de intervenção junto deste grupo alvo devem ter este factor em conta, sob a pena de se tornarem ineficazes.

Assim sendo, é necessário definir objectivos específicos diferentes, consoante os grupos alvo a atingir. Do mesmo modo, as intervenções devem seguir este princípio.

Objectivo geral

- Estabelecer uma relação de proximidade entre a Ordem dos Enfermeiros os estudantes e os jovens enfermeiros, facilitando fenómenos de socialização profissional;

Objectivos específicos

- Identificar preocupações e necessidades dos estudantes e jovens enfermeiros;
- Desenvolver projectos que contribuam para a resolução de situações-problema identificadas;
- Promover a integração de estudantes e jovens enfermeiros em actividades da OE e noutras actividades associativas;
- Promover a manutenção, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências.

Iniciativas

O Grupo de Interesse Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros (OE) realizou três edições do estudo sobre o início de vida profissional e empregabilidade dos jovens enfermeiros em Portugal. 

Consulte a seguir os três estudos realizados. 

Divulgação Tipo de Doc. Título Assunto
23-Nov-2011 Estudo Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros em Portugal - 2011 À semelhança de 2009 e 2010, o Grupo de Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros voltou a realizar um novo estudo sobre a «Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros», junto dos que se inscreveram na OE entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2010. (RJE/RF - GCI/AS)
13-Out-2010 Estudo Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros em Portugal - 2010 Continuando a monitorização iniciada em 2009 com o «Estudo sobre situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal» , a Rede de Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros realizou um novo estudo em 2010, que pretende retratar a realidade profissional com que se deparam os jovens que terminam a sua licenciatura em Enfermagem. (RJE/RF GCI/PD)
31-Mar-2010 Estudo Estudo sobre situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal - 2009 Na sequência dos dados prelimiares divulgados em Setembro de 2009 sobre o estudo desenvolvido pela Rede de Jovens Enfermeiros da OE, aqui apresentamos a versão final do estudo, estando já em preparação um novo estudo para 2010.(RJE/RF - GCI/LCN)

GCI/PD 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros