Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Pareceres
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE®
Biblioteca Móvel (BM)
Grupo de Interesse Jovens Enfermeiros
Liderança Para a Mudança (LPM)
Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem
Fórum Nacional Álcool e Saúde
Rede de Enfermagem da CPLP
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Eleições OE 2015
Beneficios para os membros
 

Projectos e Programas

Imprimir página
Projectos e Programas 
 
Grupo de Interesse de Jovens Enfermeiros 

No âmbito do mandato da Ordem dos Enfermeiros (OE) para o período 2008-2013 foi criado um grupo de interesse que deveria de forma mais dedicada envolver-se com os jovens enfermeiros.

Este é um grupo alvo muito difuso e muito pouco clarificado, mesmo no que aos escalões etários diz respeito. Acreditar, portanto, que este é um grupo coeso e em estadios semelhantes de desenvolvimento profissional, nomeadamente de compreensão do papel do seu regulador (a OE), é um erro que não deve ser cometido. Os objectivos e estratégias de intervenção junto deste grupo alvo devem ter este factor em conta, sob a pena de se tornarem ineficazes.

Assim sendo, é necessário definir objectivos específicos diferentes, consoante os grupos alvo a atingir. Do mesmo modo, as intervenções devem seguir este princípio.

Objectivo geral

- Estabelecer uma relação de proximidade entre a Ordem dos Enfermeiros os estudantes e os jovens enfermeiros, facilitando fenómenos de socialização profissional;

Objectivos específicos

- Identificar preocupações e necessidades dos estudantes e jovens enfermeiros;
- Desenvolver projectos que contribuam para a resolução de situações-problema identificadas;
- Promover a integração de estudantes e jovens enfermeiros em actividades da OE e noutras actividades associativas;
- Promover a manutenção, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências.

Iniciativas

O Grupo de Interesse Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros (OE) realizou três edições do estudo sobre o início de vida profissional e empregabilidade dos jovens enfermeiros em Portugal. 

Consulte a seguir os três estudos realizados. 

Divulgação Tipo de Doc. Título Assunto
23-Nov-2011 Estudo Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros em Portugal - 2011 À semelhança de 2009 e 2010, o Grupo de Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros voltou a realizar um novo estudo sobre a «Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros», junto dos que se inscreveram na OE entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2010. (RJE/RF - GCI/AS)
13-Out-2010 Estudo Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros em Portugal - 2010 Continuando a monitorização iniciada em 2009 com o «Estudo sobre situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal» , a Rede de Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros realizou um novo estudo em 2010, que pretende retratar a realidade profissional com que se deparam os jovens que terminam a sua licenciatura em Enfermagem. (RJE/RF GCI/PD)
31-Mar-2010 Estudo Estudo sobre situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal - 2009 Na sequência dos dados prelimiares divulgados em Setembro de 2009 sobre o estudo desenvolvido pela Rede de Jovens Enfermeiros da OE, aqui apresentamos a versão final do estudo, estando já em preparação um novo estudo para 2010.(RJE/RF - GCI/LCN)

GCI/PD 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros