Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
 
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Pareceres / Pronúncias
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE®
Biblioteca Móvel (BM)
Grupo de Interesse Jovens Enfermeiros
Liderança Para a Mudança (LPM)
Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem
Fórum Nacional Álcool e Saúde
Rede de Enfermagem da CPLP
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Benefícios para os membros
 

Projectos e Programas

Imprimir página
Projectos e Programas 
 
Liderança Para a Mudança (LPM) 

Desde 2007 que a Ordem dos Enfermeiros desenvolve em Portugal o Programa Liderança Para a Mudança™ (LPM™), uma iniciativa desenvolvida com sucesso em vários países pelo International Council of Nurses, que visa o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos.

Este programa foi criado tendo em conta os desafios com que a Enfermagem se tem vindo a deparar nas últimas décadas, em que a polivalência e a multidisciplinaridade são cada vez mais ferramentas com que se têm de dotar os profissionais de Enfermagem. Ao longo de dois anos este programa procura, através da realização de um conjunto integrado de actividades, que inclui quatro workshops com uma semana de duração, dotar os enfermeiros de ferramentas de trabalho em termos de liderança e gestão.

Brochura do Programa LPM (descarregue aqui)

A visão do ICN sobre o programa foi definida em 1996 e actualizada seis anos mais tarde e afirma que: «A Enfermagem no século XXI terá seleccionado enfermeiros ao nível nacional e organizacional, equipados com os conhecimentos, estratégias e força para liderar e gerir nos serviços de saúde e na Enfermagem através da mudança e no sentido de um futuro mais saudável para todas as populações.»

Esta declaração de visão foi revista em 2006, incluindo um enfoque no envolvimento na política de saúde e nela pode ler-se: «Os enfermeiros do século XXI terão os conhecimentos, estratégias e capacidade para liderar e gerir na Enfermagem e nos serviços de saúde em mudança e para influenciar a política de saúde no sentido de um futuro mais saudável para todas as populações.»
In SHAW, Sally, Manual do Formador do Programa Liderança Para a Mudança™.

A metodologia do programa tem por base: a realização de workshops, a realização de actividades de aprendizagem, o desenvolvimento de um projecto em grupo, cada participante leva a cabo um Plano de Desenvolvimento Individual e escolhe um mentor que o acompanha ao longo de uma caminhada de dois anos.

A todos os participantes é distribuído um Manual do Participante que está dividido em cinco módulos:

  • Capa do Manual do Participante do Programa LPMMódulo 1: Acerca do Programa Liderança Para a Mudança™ do ICN
  • Módulo 2: Contexto e foco para a gestão e liderança
  • Módulo 3: Gestão de recursos
  • Módulo 4: Liderança na Enfermagem
  • Módulo 5: Planeamento e gestão dos projectos de equipa

Manual do Formador do Programa LPM

 

Em 2008, imediatamente após a conclusão da 1ª Edição do Programa, realizou-se um workshop de Formação de Formadores (FdF) - iniciada pelo ICN em 2002  - com o objectivo de dotar a OE e Portugal de formadores certificados que possam conduzir novas edições do programa tanto em território nacional como nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Com a concretização de acções de formação de formadores, o ICN pretende dar resposta a três questões essenciais - custo, propriedade local e apoio, e massa crítica. O objectivo principal da FdF do LPM™ consiste em alargar o programa num formato no qual os Formadores certificados nos diferentes países implementem o LPM™ utilizando a metodologia e materiais do programa do ICN ao abrigo de um Acordo de Autorização. O ICN mantém a propriedade, direitos de autor e propriedade intelectual do programa e continua a estar disponível enquanto recurso técnico.

Brochura da Formação de Formadores (descarregue aqui)


Em Portugal existem actualmente 11 formadores certificados - três da Secção Regional do Norte, dois da Secção Regional do Centro, e cinco da Secção Regional do Sul - aptos a replicarem o programa em Portugal e nos países da CPLP, desde que a iniciativa seja devidamente autorizada pelo ICN.

1ª Edição do Programa Liderança Para a Mudança™ 2007-2008

2ª Edição do Programa Liderança Para a Mudança™ 2008-2010

Consulte o site do ICN sobre o Programa LPM (Leadership for Change em inglês)

 

GRI/PD 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros