Bem-vindo à página da Ordem dos Enfermeiros

Apoio à navegação

Tem à sua disposição 2 elementos auxiliares de navegação: motor de pesquisa (tecla 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Página Inicial da Ordem dos Enfermeiros
 
Pesquisar
Ignorar hiperligações de navegação
A Ordem
Mensagem da Bastonária
O que é a Ordem
História da OE
Galeria dos Bastonários
Órgãos Nacionais e Regionais
Relatórios e Contas / Planos de Actividades
Espaço Cidadão
Eleições 2015
A Enfermagem
Membros
Colégios
Informação
Pareceres / Pronúncias
Tomadas de Posição
Documentos Oficiais
Legislação
Publicações
Inserção Profissional e Empreendedorismo
Relações Internacionais
Projectos e Programas
Eventos da OE
Links
Agenda
English Information
Estrutura de Idoneidades
Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem
FAQ's
Benefícios para os membros
 

A Ordem

Imprimir página
A Ordem 
 
Galeria dos Bastonários 

 

 

Enf.ª Ana Rita Cavaco - Bastonária da Ordem dos Enfermeiros - 2016/2019 

Ana Rita Pedroso Cavaco nasceu a 21 de abril de 1976, em Almada. A nova Bastonária da Ordem dos Enfermeiros tomou posse a 30 de janeiro de 2016, na presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, dando início ao quinto mandato da história da instituição. 

Formou-se em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa e Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes, no Porto. É especialista e mestre em Saúde Comunitária e Saúde Pública pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e pós-graduada em Gestão pela Católica Lisbon School of Business and Economics.

Com 18 anos de experiência profissional, Ana Rita Cavaco iniciou a carreira no Serviço de Urgência do Hospital dos Capuchos, em Lisboa. Passou por vários centros de saúde – no Porto e em Lisboa – onde coordenou cuidados continuados e equipas de Enfermagem. Foi enfermeira supervisora da Linha Saúde 24, assumiu o cargo de Adjunta do Secretário de Estado da Saúde no XV Governo Constitucional e atualmente trabalha na Autoridade Antidopagem de Portugal.

Consulte o CV completo

 

 

Enf.º Germano Couto - Bastonário da Ordem dos Enfermeiros - 2012/2015 

Germano Rodrigues Couto nasceu na Maia (Distrito do Porto), a 29 de Março de 1972. Atualmente, encontra-se a cumprir o seu mandato enquanto Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (2012-2015), tendo sido empossado a 28 de Janeiro de 2012.

É licenciado em Enfermagem desde 1999 pela Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, tendo sido anteriormente bacharel.
Quatro anos mais tarde tornou-se Mestre em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto e, em 2007, conquistou o título de Doutor em Ciências de Enfermagem, também pela Universidade do Porto.

É enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.

Percurso Profissional:
Começou a sua atividade como enfermeiro, em 1994, no Centro de Saúde da Senhora da Hora, em Matosinhos, onde permaneceu até 2000. 
Simultaneamente, entre 1994 e 1999 foi enfermeiro no Laboratório de Análises Clínicas Dr. Carlos Torres, em Matosinhos.
Em 2000, colaborou como enfermeiro especialista da Linha Saúde 24 e nesse mesmo ano «transitou» para o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde, onde exerceu como enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica até 2003.
Foi igualmente Supervisor Clínico de alunos da licenciatura e especialização em diversos contextos entre 2000 e 2007.
Lecionou em diversas instituições de ensino superior (Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria / Escola Superior de Enfermagem do Porto / Instituto Politécnico de Bragança / Universidade Fernando Pessoa / Universidade de Umeå - Suécia), entre 2003 e 2011.
Coordenou a Unidade de Apoio à Comunidade e de Enfermagem e foi Enfermeiro-Chefe do Centro de Saúde de Vila do Conde e Modivas, entre 2000 e 2007.
Entre 2008 e 2011, foi Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros.

É autor de inúmeros artigos científicos e de opinião, tendo publicado vários livros, quer seja como autor, revisor / tradutor ou autor de prefácios. Ao longo dos anos, participou como orador em múltiplos encontros nacionais e internacionais.

 

 

Enf.ª Maria Augusta Sousa - Bastonária da Ordem dos Enfermeiros - 2008/2011 e 2004/2007

Maria Augusta Purificação Rodrigues de Sousa nasceu em Pêro Pinheiro (Sintra), a 2 de Fevereiro de 1947. Enquanto Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, cumpriu o primeiro mandato entre 2004 e 2007 e o segundo mandato entre 2008 e 2011.

Concluiu o Curso de Enfermagem Geral na Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara, em 1968.
Terminou o Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em 1992, na Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende.
Possui uma pós-graduação em Sociologia de Saúde, pelo Instituto Superior de Saúde.
É licenciada em Enfermagem, tendo terminado o Complemento de Formação em 2003, na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa.

Percurso Profissional:
No Hospital de São José, na Maternidade de Santa Bárbara.
No Hospital de Santo António dos Capuchos, no Serviço de Medicina.
Foi coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros da Zona Sul e, após 1988, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, período durante o qual elaborou vários trabalhos, entre outros, sobre:
- A integração do Ensino de Enfermagem no Ensino Superior;
- O Regulamento do Exercício Profissional (REPE), participando na Comissão nomeada para o efeito pelo Secretário de Estado;
- O desenvolvimento profissional dos enfermeiros / Carreira de Enfermagem e Avaliação do Desempenho.

Desenvolveu atividades de cariz formativo dirigido a jovens a nível nacional e internacional (Juventude Operária Cristã Internacional).

Participou e organizou seminários nacionais, europeus e internacionais, dos quais se destaca, no âmbito da UNESCO, a participação nos seguintes seminários internacionais:
- A fome no mundo e o desenvolvimento humano, Bangkok, Tailândia, 1976;
- A realidade sociopolítica na América Latina, no contexto internacional, Bogotá, Colômbia, 1977;
- A história das religiões no mundo e sua influência no desenvolvimento sociopolítico, Bruxelas, Bélgica, 1978;

Integrou a Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros, entre 1998 e 1999.
Foi Vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros no mandato 1999-2003.
Em Dezembro de 2003 foi eleita, pela primeira vez, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros para o mandato de 2004-2007, sucedendo assim à Enf.ª Mariana Diniz de Sousa, primeira Bastonária da Ordem dos Enfermeiros. 
Em Dezembro de 2007 foi reeleita Bastonária da Ordem dos Enfermeiros para o mandato de 2008-2011.
Desde Abril de 2009 que faz parte do Comité Executivo do European Forum of National Nursing and Midwifery Associations (EFNNMA).
Em Junho de 2009 foi eleita para o Conselho Diretivo do International Council of Nurses (ICN). Em 2013, recandidatou-se a um segundo mandato no Conselho Diretivo daquela instituição, não tendo sido eleita.

 


  

Enf.ª Mariana Diniz de Sousa - Bastonária da Ordem dos Enfermeiros - 1999/2003

Mariana Dulce Diniz de Sousa nasceu a 24 de Abril de 1929, em Lisboa. Foi a primeira Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, tendo tomado posse a 31 de Maio de 1999.

Em 1952, formou-se em Enfermagem na Escola Técnica de Enfermeiros, actualmente designada Escola de Enfermagem de Lisboa – Polo Francisco Gentil.
Nos Estados Unidos fez a sua formação pós-básica na Universidade de Yale, em «Administração» e «Pedagogia aplicada à Enfermagem».
Mais tarde, fez o Curso de Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública e o Curso de Partos na Faculdade de Medicina de Coimbra.

Percurso Profissional:
Trabalhou no Instituto Português de Oncologia como enfermeira.
Foi docente na Escola Técnica de Enfermeiras.
Na Direção-geral dos Hospitais desempenhou funções técnicas.
Foi Presidente da Comissão Instaladora da Escola de Ensino e Administração de Enfermagem e mais tarde tornou-se Diretora daquela instituição de Ensino.
No departamento de Ensino de Enfermagem foi Enfermeira Diretora.
No departamento de Recursos Humanos da Saúde ocupou o cargo de Subdiretora-geral e, posteriormente, de Diretora-geral.
Aposentou-se voluntariamente da função pública aos 62 anos.
 
Faleceu a 17 de julho de 2013.

  

GCI/LCN/AS 
  © 2012 Ordem dos Enfermeiros