Semana da Bastonária no Distrito de Faro - 22 a 24 de Abril de 2008

De:  22-04-2008

Até: 24-04-2008

Local: Faro

Teve início a 22 de Abril de 2008, a Semana da Bastonária no Distrito de Faro, uma iniciativa organizada pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros que decorreu até 24 de Abril. Neste novo mandato, esta foi a primeira Semana da Bastonária a ser organizada.

1º Dia

Depois de ter visitado o Hospital Central de Faro - nomeadamente o Serviço de Urgência (que estava a ser alvo de reestruturação das infraestruturas existentes), do Serviço de Ortopedia Poente, do Serviço de Obstetrícia e do Gabinete «Nascer Cidadão» -, a Enf.ª Maria Augusta Sousa participou num debate que se realizou no auditório daquele hospital.  Nele, a exemplo do que aconteceu nos dias seguintes, falou-se da sobrelotação das urgências, das características específicas daquela região do país e da carência de enfermeiros.

2º Dia

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) foi primeira instituição a ser visitada pela Sr.ª Bastonária neste segundo dia da iniciativa. Juntamente com o Enf. Rogério Gonçalves, Presidente da Secção Regional do Sul da OE, e da Enf.ª Sónia Pereira e do Enf.º Alexandre Tomás, membros do Conselho Directivo Regional, a Enf.ª Maria Augusta Sousa pode contactar com os enfermeiros e utentes dos serviços de Urgência, Medicina 1 e Medicina 2 e Especialidades Cirúrgicas do CHBA, em Portimão.

Também aqui se abordaram as dificuldades existentes nas urgências, a falta de enfermeiros - no Algarve o rácio é cerca de metade da média da União Europeia -, e a necessidade de dar respostas adaptadas à realidade daquele distrito (migrações sazonais, contrastes entre litoral e interior, etc).

Ainda no Barlavento Algarvio, além do encontro com o Conselho de Administração daquela unidade de saúde, os representantes da OE procuraram abordar questões como o rácio de enfermeiros e a necessidade dos serviços terem dotações seguras de profissionais, para assim se poder garantir a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos.

No final desta visita, a Sr.ª Bastonária falou com a  comunicação social sobre a situação vivida pelos enfermeiros que trabalham no Algarve e deu destaque especial à carência de profissionais naquela região do país.

À tarde, e após uma afectuosa recepção perpetrada pelos estudantes de Enfermagem locais, o auditório da Escola Superior de Saúde de Faro (ESSF) foi palco de um debate com o tema «34 Anos depois da Revolução de Abril», organizado pela Ordem dos Enfermeiros (Secção Regional do Sul), com colaboração da Administração Regional da Saúde do Algarve IP. Incluindo a projecção do filme «Processo C 141/53 - Enfermeiras no Estado Novo», este encontro teve por objectivo debater questões acerca da profissão de Enfermagem desde o Estado Novo até à actualidade.

No auditório da ESSF estiveram aproximadamente duas centenas de profissionais de saúde e estudantes de Enfermagem. O filme de Susana Sousa Dias deu mote para uma reflexão sobre a evolução da profissão nas últimas décadas e sobre o futuro da Enfermagem, dois dias depois de a OE ter assinalado formalmente o seu 10ª Aniversário e ter dado início às comemorações daquela efeméride. Além da Sr.ª Bastonária da OE, o debate contou com o contributo do Dr. Rui Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ARS Algarve IP.

O filme «Processo-Crime 141/53 – Enfermeiras no Estado Novo» conta a história de duas irmãs que abraçaram a profissão de enfermeiras – Isaura Borges Coelho e Hortênsia Campos Lima durante o regime de Oliveira Salazar. Devido a legislação criada em 1958 – em que se exigia o celibato a quem fosse enfermeira e proibia as mulheres casadas ou viúvas com filhos de exercerem Enfermagem nos hospitais civis –  as irmãs acima referidas fizeram um abaixo-assinado solicitando a Salazar a revogação daquele diploma. As duas irmãs estiveram presas em Caxias durante vários anos.

Seguiu-se o contacto e debate com os enfermeiros do Centro de Saúde de Faro e da Unidade de Saúde Familiar Al-Gharb, momento que também contou com a presença do Dr. Rui Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ARS do Algarve IP. Neste encontrou procurou-se aferir os contrastes e semelhanças entre um centro de saúde tradicional e uma Unidade de Saúde Familiar.

3º Dia

No último dia da Semana da Bastonária no Distrito de Faro foi marcado pela visita à Unidade de Desabituação do Instituto da Droga e Toxicodependência, em Marim, e ao Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel.

A Semana da Sr.ª Bastonária no Distrito de Faro terminou na tarde de 24 de Abril, com a visita a Centro de Saúde de Vila Real de Santo António e  à Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração de Algoz.

GCI/LCN