Dia Internacional do Enfermeiro 2008

Dia:  12-05-2008

Local: Vários locais

A Ordem dos Enfermeiros está a assinalar a edição deste ano do Dia Internacional do Enfermeiro (DIE). «Servir a comunidade e garantir a qualidade: os enfermeiros na vanguarda dos Cuidados de Saúde Primários» foi o lema adoptado em 2008 pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) e ao qual a Ordem dos Enfermeiros se associou.

Além de promover a reflexão sobre a reforma em curso nos Centros de Saúde, as iniciativas agendadas visaram dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros ao nível dos Cuidados de Saúde Primários. Daí que se tenha apostado na visita a centros de saúde e na apresentação de projectos inovadores e de boas práticas.
Além das iniciativas organizadas pela Ordem em termos nacionais, as Secções Regionais da Ordem dos Enfermeiros também promoveram eventos comemorativos do Dia Internacional do Enfermeiro 2008.
 
12 de Maio - Pequeno-almoço com jornalistas - Unidades da Cuidados na Comunidade - Experiências piloto no terreno até ao final de 2008
 
Na data em que se comemora o Dia Internacional do Enfermeiro, a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), apresentou à comunicação social a proposta da OE  sobre o Modelo de Organização da Unidade de Cuidados na Comunidade, uma das vertentes da reforma em curso nos centros de saúde. A apresentação decorreu de manhã, na sede da OE, na presença do Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde responsável pela área dos Cuidados de Saúde Primários.  
 
Consulte o documento com a proposta de Modelo da Unidade de Cuidados na Comunidade, divulgado a 12 de Maio num pequeno-almoço com jornalistas.

A VERSÃO INTEGRAL DA PROPOSTA ENCONTRA-SE DISPONÍVEL PARA CONSULTA DOS MEMBROS NA ÁREA RESERVADA DO SITE.
 
De acordo com a proposta da OE, a Unidade de Cuidados na Comunidade irá ser composta maioritariamente por enfermeiros, mas também contempla outros profissionais (médicos, psicólogos, técnicos de serviço social, nutricionistas, etc...). 
  

Pretende, entre outras coisas, articular respostas em termos de intervenção comunitária, fazendo o levantamento, identificação e acompanhamento das situações em que há necessidades específicas de cuidados, com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a obtenção de ganhos de saúde a médio e longo prazo.

De acordo com o compromisso assumido pelo Dr. Manuel Pizarro durante o encontro desta manhã, o documento proposto pela OE estará em debate com o Ministério da Saúde até ao final de Junho. A curto prazo será constituído um grupo de trabalho em que a Ordem dos Enfermeiros participará para preparar a implementação de experiências piloto em alguns centros de saúde do país. Estas experiências piloto estarão no terreno até ao final de 2008, garantiu o Dr. Manuel Pizarro.
 
Perante o alerta deixado pela Enf.ª Maria Augusta Sousa - de que é necessário criar condições para essa implementação e de que os enfermeiros actualmente nos centros de saúde não são suficientes para cobrir a formação das novas unidades, o governante afirmou, igualmente, que serão criadas condições para que estas equipas avancem, nomeadamente no que diz respeito ao reforços de recursos humanos.   
 
Recorde-se que as comemorações de âmbito nacional do DIE 2008 tiveram início com uma visita ao Centro de Saúde de Alvalade. Para além da Enf. Maria Augusta Sousa e do Enf. Rogério Gonçalves, Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, estiveram presentes a Dr.ª Manuela Peleteiro, Directora do ACES que integra o CS de Alvalade, e o Dr. António Branco, Presidente da Administração regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. 
 

Ao início da tarde, a Sr.ª Bastonária da Ordem dos Enfermeiros esteve no Centro de Saúde de Santa Comba Dão, para conhecer o projecto «Tratamento de feridas crónicas/terapia Compressiva», um exemplo de boas práticas de Enfermagem e de ganhos em saúde e qualidade de vida. 
 

Consulte um pequeno texto sobre o projecto «Tratamento de feridas crónicas / terapia Compressiva».
 
Seguiu-se um debate na Secção Regional do Centro, em Coimbra, intitulado «Os enfermeiros na reconfiguração dos centros de saúde», e organizado em conjunto com o FNOPE. Nele, a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, apresentou a proposta da OE para as Unidades de Cuidados na Comunidade, o Enf.º José Carlos Martins, Coordenador Nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, abordou as implicações sócio-laborais da reforma dos centros de saúde, e o Enf. Belmiro Rocha, falou sobre a forma como as associações de enfermeiros vêem as alterações em curso, nomeadamente as questões relacionadas com as chefias de Enfermagem. 
 
À noite, em Sintra, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros marcou presença no jantar /conferência que entregou o Prémio de Investigação Mariana Diniz de Sousa à Enf.ª Vanda Veiga Pereira (à direita, de azul, na foto). As duas menções honrosas foram atribuídas às enfs. Ana Paula Alves e Sandrina Nunes. 
 

Consulte os programas dos eventos:
 
Comemorações Nacionais - que incluem debate organizado em conjunto com algumas organizações do FNOPE 
 
Comemorações na Secção Regional do Norte
 
Comemorações na Secção Regional do Centro
 
Comemorações na Secção Regional do Sul
 
Comemorações na Secção Regional da Região Autónoma da Madeira - em conjunto com o SERAM, ACEPS, ACERAM.

Nos Açores, por ser feriado, as comemorações serão assinaladas com a publicação de artigos na imprensa regional. 
 
A OE promoveu igualmente a produção e distribuição de um cartaz específico com base no lema proposto pelo ICN, o qual está a ser enviado para instituições de saúde e organizações de Enfermagem.

Ver cartaz

Encontra-se disponível  no site da Ordem dos Enfermeiros, para download, a versão traduzida da Brochura do ICN DIE 2008. 
 
Consultar brochura

Também está em curso uma campanha de informação institucional com spots radiofónicos a emitir na Rádio Renascença e no Rádio Clube Português,entre os dias 7 e 12 de Maio. 
 
Oiça o spot
 
Será ainda efectuada uma campanha de publicidade institucional com pendões de grande dimensão alusivos ao DIE e aos 10 anos Ordem dos Enfermeiros, a colocar junto aos principais hospitais de Portugal Continente. hospitais e centros de saúde dos Açores. 
 
Ver pendão

GCI/LCN