Semana da Bastonária nos Distritos de Beja e Portalegre - Bastonária da Ordem dos Enfermeiros visita Baixo e Norte Alentejo - Saúde Mental e Cuidados Transfronteiriços

De:  22-11-2010

Até: 26-11-2010

Local: Alentejo

Saúde Mental e Cuidados Transfronteiriços em destaque

A problemática da Saúde Mental vai abrir a Semana da Bastonária que irá visitar várias unidades de Saúde no Baixo Alentejo com o objectivo de conhecer a realidade local e as respectivas respostas no que diz respeito à Saúde. Esta será uma oportunidade para conhecer os recursos existentes e a forma como estão organizadas para fazer face às necessidades em saúde de uma  população que enfrenta sérios problemas de isolamento, falta de acessibilidades, de desemprego e de solidão.

O Alentejo é a região que regista uma das maiores taxas de suicídio e parassuicídio da Europa. O distrito de Beja (Baixo Alentejo) é o mais afectado, em particular no concelho de Odemira onde se registaram 250 suicídios entre 1992 e 2010.

Por outro lado, a Semana da Bastonária terá a oportunidade de conhecer uma iniciativa premiada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente o Projecto de Intervenção Precoce que está a ser desenvolvido no Alentejo (sediado em Moura), envolvendo mais de 2 400 crianças. Mais a norte do Alentejo, em Elvas, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros irá analisar com os cuidados transfronteiriços, sobretudo depois da publicação da directiva sobre esta matéria. Para este debate contamos também com a presença de enfermeiros espanhóis.

Consulte o programa desta iniciativa.

Consulte o balanço dos primeiros dias desta iniciativa.

SRSul/D&E/HM - GCI/LCN