Segurança dos cuidados de saúde versus Sustentabilidade do sistema de saúde

Dia:  02-06-2010

Local: Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa

Considerando as responsabilidades que as Ordens Profissionais assumem em termos de regulação profissional, o actual contexto socioeconómico e a necessidade de garantir equidade no acesso a cuidados de saúde com qualidade, a Ordem dos Enfermeiros, a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Médicos Dentistas realizaram a 2 de Junho de 2010, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), um encontro intitulado «Segurança dos Cuidados de Saúde versus Sustentabilidade do Sistema de Saúde».

O evento de um dia contou com a presença da Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde, na sessão de abertura (9H30), bem como de várias individualidades nacionais e estrangeiras, além dos quatro bastonários da Saúde.

Identificar as potencialidades / constrangimentos nas respostas organizadas em cuidados de saúde num sistema centrado no cidadão e aprofundar a relação entre sustentabilidade e regulação em Saúde foram os objectivos deste evento.

Consulte a lista de inscrições actualizada a 01 de Junho de 2010.

Consulte o programa do evento.

Consulte o Press Release que divulgou o evento.

Consulte o Press Release com algumas das conclusões do evento.

Consulte a intervenção da Ministra da Saúde.

Consulte a conferência do Enf. Paul de Raeve, da EFN.

Consulte a apresentação da Dra. Magdalena Machalska.

Consulte a apresentação do Dr. Francisco George, Director-Geral da Saúde.

Consulte a alocução do Dr. Óscar Gaspar, Secretário de Estado da Saúde.

Consulte a intervenção do Dr. Adalberto Campos Fernandes.

Consulte alguns dos tópicos que nortearam a intervenção do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Dr. Orlando Monteiro da Silva.

Este encontro teve o alto patrocínio da Presidência da República.

GCI/LCN